sábado, 15 de novembro de 2014

Ogham

Meu Ogham, feito com um galho caído.
   Ogham é um tipo de alfabeto, oráculo e também de talismã céltico. Assim como as runas, era usado tanto como divinação, como forma de escrita. Pode-se dizer que são equivalentes, então, nas culturas.
   Este tipo de oráculo era utilizado pelos druidas para todas estas finalidades. Os primeiros registros de marcações feitos em Ogham datam de aproximadamente 600 a.C., e ele então foi utilizado amplamente até a introdução e total adaptação do alfabeto latino nos povos célticos.
   A divinação com Ogham pode ser feita da mesma maneira que a com Runas Nórdicas.

Utilização do Ogham como escrita


   A forma de escrita é traçando uma linha horizontal ou vertical, e então fazendo as marcações de cada letra, que são conjuntos de traços retos ou diagonais. O início da palavra é marcado por uma seta que aponta para dentro da linha principal, bem como indica também o final da palavra. O espaçamento entre as letras é de escolha pessoal, geralmente dado para que se diferencie determinadas letras, ou letras repetidas.

Exemplo de utilização do Ogham por druidas na Irlanda. As inscrições estão fracas pela ação do tempo.

   Cada letra do Ogham simboliza uma árvore sagrada. Estas árvores eram utilizadas geralmente para fabricação de utensílios, e por isso, muito importantes para o povo céltico. Assim, cada árvore possui sua "característica", e seu equivalente no alfabeto lhe confere determinados poderes, por assim dizer.
   A forma como esta árvore se desenvolve, onde ela se desenvolve, de que maneiras pode-se utilizá-la - se os frutos são bons, se a madeira é boa para determinada manufatura -, que época do ano floresce, enfim. É desta maneira que podemos atribuir ao Ogham uma utilidade como oráculo, ao interpretarmos o que cada letra - ou, no caso, árvore - simboliza para a situação.
   Por exemplo, árvores que resistiam durante o inverno, possuem suas características no oráculo e pedem que a pessoa tenha força para resistir durante as dificuldades, que podem ser muito complexas, dependendo da situação.

   O Ogham é dividido em quatro grupos de letras, ou árvores: os Aicmes. Cada Aicme possui cinco Fedha, que é como são chamadas as letras do alfabeto/oráculo. No caso, estes são: Aicme Beithe, representando as Bétulas; Aicme Húatha, representando os Pilriteiros; Aicme Muine, representando as Vinhas; Aicme Ailme, representando os Abetos.
   Separadamente, existem ainda alguns caracteres que não fazem parte destes grupos, por terem sido adicionados ao Ogham muito tempo depois da criação do mesmo; este grupo de letras adicionais se chama Forfeda. Alguns druidas não consideram estes caracteres adicionais como parte do oráculo, sendo assim de escolha pessoal adicioná-los ou não.

Criando seu Ogham


   Como é um oráculo de raízes druídicas, e possui ligação direta com a natureza, é interessante que se fabrique o Ogham com galhos caídos de árvores. Não necessariamente precisa ser os galhos de eucalipto ou de carvalho, visto que não são árvores comumente vistas ou de fácil acesso. Qualquer galho que possa ser pego e utilizado para a inscrição das Fedhas - seja através de tinta, gravação com fogo, caneta permanente, ou apenas talhado na superfície - é ótimo para seu oráculo. 
   Além disso, pode-se utilizar também pedras, cristais, sementes, conchas, ou qualquer superfície que possa ser desenhada, pintada ou talhada. Apenas recomenda-se que sejam utilizados materiais de origem natural, provindos diretamente da natureza. A preferência, obviamente, é da madeira, sendo as árvores o símbolo e a representação do próprio Ogham.

Oráculo: Correspondências e Fedhas

Primeira Aicme: Aicme Bethe



   Bétula: relacionada a começos, nascimentos, inícios, sorte. É uma árvore que representa a boa sorte, que afasta más influências, e também representa a Deusa Mãe.
   Essa Fedha indica que devemos utilizar a energia favorável do presente para construirmos coisas novas, e também nos livrarmos de projetos estagnados. Indica auto-confiança e aprender com as mudanças, com suas perdas e ganhos.




    Sorveira: pede atenção e proteção contra encantamentos ou ataques de todo tipo. Também demonstra que a verdadeira força está em todos nós, e indica a necessidade de discernir o certo e o errado. Se há muitos problemas, tenha calma, pois tudo se desenrolará com o tempo. Evite ser influenciado, alerte para inveja ou magias contra você.
   Busque a introspecção e a atenção para sua voz interior na resolução de problemas. Mas no geral, também trata de riquezas e de controle das situações.



   Amieiro: esta Fedha recomenda determinação e força. Deve-se atentar para pessoas impassíveis em seus princípios e que podem estar atrasando as mudanças - e isto pode ser qualquer um, bem como pode ser bom ou ruim. Traz força divina, ou a indica a fala dela. O Amieiro mostra a reflexão sobre se devemos ou não mudar, e quais as consequências desta mudança.



   Salgueiro: relacionada à mulher, magia, intuição, imaginação, criatividade e também à noite. Pode denotar perigos invisíveis, segredos, decepção, ou também dificuldades que serão muito dolorosas a curto prazo, mas trarão benefícios no futuro.
   No geral, esta Fedha é bastante relativa. Deve-se analisar muito bem a situação, pois ela pode tanto representar a perda ou uma grande dificuldade, como também pode demonstrar uma situação benéfica. Deve-se ouvir a voz do interior e seguir sua intuição.



   Freixo: essa Fedha está ligada aos planos e com a conexão da matéria com o espírito. A situação atual está sendo influenciada por coisas que não podem ser percebidas agora, talvez sua percepção esteja nublada ou restrita. Suas atitudes reverberarão por outros planos, e isto pode influenciar em outras pessoas ou outras situações.
   O Freixo pede que analisemos melhor tudo o que estivemos fazendo e tudo o que faremos, pensemos bem sobre nossas atitudes, e olhemos com mais atenção as coisas que nos cercam.

Segunda Aicme: Aicme Huatha



   Pilriteiro: necessidade de purificação, proteção e atenção. Preste atenção às coisas que lhe atrasam ou lhe prejudicam, e tome atitudes para que isto acabe. O momento pode ser de frustração ou de decepção, então seja forte e aja, mesmo que isto possa ser prejudicial ou doloroso no momento. O Pilriteiro também pode indicar que você está com a auto-confiança muito baixa, e que precisa melhorar sua auto-estima.
   Pode estar associado à sexualidade, tanto no sentido virginal quanto na luxúria. No geral, espere, tenha força e não faça nada precipitado. Confie em si mesmo.



   Carvalho: é a árvore sagrada dos Druidas, e representa a sabedoria, o conhecimento, e o poder puro. Os mistérios serão revelados, e você terá facilidade em descobrir determinadas coisas que antes não poderia. Esta Fedha demonstra que as situações exigirão muito de você, mas que você terá o poder e a determinação necessários para ultrapassar as dificuldades. Pede que você tenha força e coragem, e lidere com sabedoria, mas principalmente, que você consiga lidar com os obstáculos com garra e determinação.



   Azevinho: representa vitória, equilíbrio, transformação, discernimento, justiça. Essa Fedha pode demonstrar que os obstáculos chegam ao seu fim, ou que as forças contraditórias acabarão caindo por terra. Ensina-nos que devemos ter sabedoria ao vencer, e utilizar de artifícios corretos para que tudo acabe corretamente. Se as dificuldades parecerem muito ruins, entenda que elas são proporcionais à sua força e ao seu poder de derrotá-las. Conheça-se, tenha noção do seu poder pessoal e da sua capacidade.



   Aveleira: representa criatividade, beleza, inspiração, talentos ligados à arte, música, e também favorece a divinação. É a sabedoria pura, e demonstra a capacidade de descobrir, construir e desenvolver coisas. Aposte no seu potencial para a motivação, em sua criatividade e inove, supere as inseguranças e mostre sua capacidade. Dedique-se à meditação e ao estudo, analise os desafios e tenha confiança nas suas capacidades que estão favorecidas neste momento.



   Macieira: representa Avalon, o renascimento, a beleza em todos os seus aspectos - no amor, na aparência, nas artes e na vida. Celebre a vida, aproveite o momento atual, medite a respeito das virtudes que você tem e das coisas boas que lhe rodeiam. Aproveite para se dedicar ao amor, seja ele no âmbito familiar, ou no romance propriamente dito. Esta Fedha demonstra que os relacionamentos estão favorecidos, bem como que o momento é para se revigorar. Além disso, note que ao fazer escolhas, algo será deixado para trás - compreenda suas ações e pense bem a respeito delas. Celebre o amor em todas as suas faces.


Terceira Aicme: Aicme Muine



   Videira: representa profecia, premonição, confiança, intuição. Tenha paciência e mantenha-se atento, pois as respostas para suas perguntas ou a solução para seus problemas podem vir de formas inusitadas. Indica também a desinibição, a liberdade, e os aspectos sexuais, mas sem abandonar a razão e o raciocínio lógico. Talvez você precise relaxar e se divertir um pouco, e deixar que as coisas aconteçam, e você saberá o que fazer na hora certa. Procure o equilíbrio entre a razão e a diversão.



   Hera: auto-conhecimento, força, determinação, mudanças. Pode representar a necessidade de introspecção e de entender a si mesmo, bem como pode demonstrar que desafios e mudanças estão a caminho. Esta Fedha pode indicar a falta de tenacidade e de coragem para enfrentar os obstáculos; tenha mais garra e lute por seus objetivos. Cuidado com as emoções, pois elas podem lhe confundir e lhe deixar em situações contraditórias.



   Junco: ordem, saúde, harmonia, ação, crescimento. O Junco demonstra que as coisas transcorrem bem, que mesmo o maior caos está sob controle, e que você deve continuar sendo flexível e conseguindo conciliar o desejo e a realização. Continue se adaptando e mudando de acordo com o que as dificuldades pedem, mantendo sua integridade e seus valores. Você será capaz de chegar aos locais que deseja, desde que continue desta maneira. As comunicações escritas estão favorecidas, permaneça da maneira que está, e tudo continuará indo bem em sua vida.



   Amexeira Brava: mudança inesperada, planos arruinados ou empacados, má sorte. As adversidades não estão sob seu controle, e você deve ter paciência e ser forte. Ainda assim, você pode resistir a estes obstáculos. Podem ocorrer brigas, separações, punições por atitudes do passado que reverberarão agora. Seja compreensivo e pense muito bem antes de agir, tendo cuidado e sendo diplomático para que nada de pior aconteça. Talvez você possa melhorar as situações se agir positivamente e não se entregar ao inevitável.



   Sabugueiro: novidades, reinício dos ciclos, mudança em todos os aspectos. Esta mudança pode vir de forma boa ou ruim, depende da situação na qual você se encontra. Pode significar também uma mudança no quadro de saúde, ou a necessidade de senso crítico para com a vida. Viagens, novas pessoas, novos empregos, muita coisa pode surgir, esteja pronto para estas mudanças e seja positivo. Cuidado com a estagnação, elimine as más influências e livre-se de uma vez do passado.

Quarto Aicme: Aicme Ailme



   Abeto: saúde, vigor, regeneração, transformações. Demonstra que a sabedoria estará em voga, e que as mudanças e transformações serão benéficas, se você souber agir corretamente. Enxergue mais longe, tenha ambição, abra seus olhos e consiga ver as coisas como elas realmente são. Pode trazer notícias boas e esperadas, bem como denotar a vitória sobre algum problema, principalmente se tratando de saúde. Tenha consciência de si e das situações que lhe acometem no momento, saiba o que fazer e deixe as hesitações de lado.



   Tojo: perseverança, meditação, fertilidade, paz. Perceba os sinais benéficos em sua vida, tenha foco, busque força e conhecimento dentro de si, busque sabedoria divina. Se necessário, tenha momentos de introspecção para continuar crescendo e continuar agindo de forma positiva ao lidar com pessoas que tentam lhe enfraquecer ou com situações muito complicadas. Fertilidade em todos os sentidos está favorecida; bom momento para iniciar projetos ou começar algo importante.



   Urze: amor em todas as suas formas, sorte, cura, germinação. Esforce-se por seus sonhos, perceba a intuição que está em alta, apaixone-se por pessoas, por músicas, por atividades, por livros, por tudo que lhe deixe feliz. A fertilidade está favorecida, bem como a cura através da mente - tenha pensamentos positivos, faça exercícios, cuide do seu corpo, e ame muito. 



   Choupo: ajuda vinda de lugares inesperados, determinação, força interior, saúde. Cuidado com o medo, pois ele atrapalhará na resolução de problemas, que podem nem mesmo ser tão difíceis assim. Tenha perseverança mesmo quando encarar os obstáculos que lhe pareçam mais difíceis, e mantenha a coragem. Busque a ajuda primeiramente dentro de si mesmo, e não a procure em outros locais, pois ela virá até você quando for o tempo. Não desista, persista, e a saúde está em alta - dê prioridade aos seus poderes de cura.



   Teixo: ancestrais, morte, transformação. Embora tenha seu significado intrínseco à morte, não quer dizer que signifique o fim; demonstra uma mudança de ciclo, então, não se sinta triste pelas perdas, pois elas virão para que as coisas recomecem. O Teixo pede que você seja resistente mesmo sob adversidades, e talvez o passado lhe seja benéfico, se você souber aproveitá-lo; ele também pode ser seu inimigo caso você tenha muitos problemas pendentes com o que houve antigamente em sua vida. Não se deixe levar pela tristeza, pois mesmo durante o inverno mais rigoroso, ainda existe vida germinando.


Aicme Adicional: Forfeda

   A divinação com estas Fedha é mais complicada, pois elas não faziam parte das originais. Ou seja, se você as utilizar em jogos, talvez possua maior dificuldade ao interpretá-las. Tentei, ainda assim, fazer um pequeno resumo sobre o que elas podem significar em um jogo, caso você queira tentar utilizá-las mesmo assim.


   Álamo Branco: agilidade, consciência, o ciclo da vida. Esta Fedha representa o conhecimento que há no passado, no presente e no futuro, e demonstra também a natureza dominando. Deixe seus instintos o levarem, sinta a vida ao seu redor, busque conhecimento e sabedoria mesmo nas coisas mais simples. Tenha ética e pregue a justiça, aja quando for necessário, mas sempre com sabedoria. Utilize da comunicação para atingir o equilíbrio.



   Arbusto: doçura, encanto, inteligência. Representa a fertilidade e o casamento, ainda que também possa demonstrar a inocência e a juventude. Demonstra a família e as raízes mais profundas, as obrigações que temos com as pessoas que amamos. É preciso disciplina para atingir o sucesso, então, mantenha-se na linha, sonhando com os pés no chão, para poder atingir seus objetivos sem que tropece no caminho. As responsabilidades se aproximam, então, mantenha sua inocência, mas seja firme quando a situação pedir.


   Madressilva: segredos, bem-estar, objetivos, prudência. Corra atrás dos seus sonhos, liberte seus desejos, mas cuidado com possíveis interferências. Deixe que sua felicidade e seus gostos imperem neste momento, coloque as ideias em prática, mas mantenha seus valores e sua ética firmes, para que nada lhe abale. Segredos podem ser revelados, e isto talvez seja bom ou ruim, dependendo da situação em que você se encontra.



   Pinheiro: conhecimento, passado. Entenda as situações que ocorreram há algum tempo atrás e veja se elas interferem no presente. No entanto, não fique mal por atitudes que talvez tenha tomado, faça a mudança que precisa agora, analise suas atitudes e faça as pazes com quem quer que esteja mal. Coloque as emoções de lado e veja a realidade como ela é, e então aja de acordo com o que a situação pede. Esta Fedha pede transformações, mas que elas sejam completamente feitas para seu benefício.



   Hamamélis: limpeza, purificação, novos ares. É hora de observar as atitudes que você toma para se livrar do que não precisa. Mude sua casa, tente novas experiências, pare de tomar atitudes que não lhe trazem bons resultados, livre-se de tudo que é inútil. Purifique-se de corpo e alma, comece projetos novos, permita-se ousar e renascer. Pode indicar viagem, e também é uma Fedha relacionada ao mar. Repense suas prioridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.