quarta-feira, 18 de março de 2015

Mabon

   É o segundo festival de colheita, celebrado no Equinócio de Outono. No Hemisfério Sul, é celebrado em 20 de março, e em 21 de setembro no Hemisfério Norte. O Mabon marca o equilíbrio, pois é quando o dia e a noite possuem igual duração. É também uma época de agradecimento, pois as colheitas iniciadas no Lammas estão chegando ao fim, e o Deus já está em seu declínio de poder.
   A fertilidade da terra já chegou ao seu ápice, e deve-se preparar para o período do inverno, que traz consigo dificuldades e introspecção. No Mabon, costuma-se realizar uma grande ceia com muita fartura, e também é costume reunir as pessoas que se ama, para sua proteção e também para que as mantenhamos por perto no período mais difícil do ano que se aproxima - o inverno.
   O Mabon é um Sabbath de introspecção, preparação para a metade fria do ano, proteção e cuidado com quem amamos, agradecimentos pela fartura e pela fertilidade, de buscar harmonia na família e no amor, de trazer conforto e ajuda a quem precisa. O Deus está debilitado, e logo morrerá - mas sua semente já foi plantada no útero da Deusa, que agora está em sua face de Deusa Mãe, para poder renascer na noite de Samhain.
   Os símbolos do Mabon são as sementes, o trigo, as frutas e alimentos típicos da estação, assim como as folhas que simbolizam o outono. Um dos símbolos mais típicos é a cornucópia - um grande chifre trançado de palha ou feito de pão, no qual se depositam as frutas e alimentos. A cornucópia representa fartura, e pode ser trançada por você como uma forma de magia para trazer prosperidade para seu ano. Costuma-se realizar grandes reuniões de amigos e familiares, festejar e procurar trazer felicidade para suas relações, harmonia e amor para sua vida de todas as maneiras.
   Neste Sabbath, deve-se estar em busca de introspecção, mas também em busca de harmonia em relação aos outros. É essencial procurar a proteção de quem amamos e de nossa casa, para que nada influencie de forma maléfica no resto do ano que está por vir. Também há a tradição de cuidar da casa, fazer reparos, jogar fora ou doar coisas antigas e que não tem mais uso, assim como realizar doações e trabalhos voluntários para auxiliar quem precisa de ajuda.
   O Mabon é a época em que, na mitologia grega, Perséfone retorna para o submundo com Hades, e a natureza começa a entrar na nostalgia e tristeza de Deméter pela falta de sua filha. Ou seja, é importante que façamos uma jornada de autoconhecimento, de busca por sabedoria e força interior, assim como Perséfone realizou sua viagem para o submundo e isto, apesar dos esforços e dificuldades, lhe trouxe os benefícios da sabedoria e do poder interior.
   Magias para o Mabon podem ser relacionadas à proteção, harmonia, amor, paz, equilíbrio no lado sentimental e também para a família. É um Sabbath de muitos agradecimentos, especialmente pelo fato de que o Deus está em um momento muito debilitado, e usou de seus últimos esforços para que pudesse trazer a fertilidade para os campos, que agora nos retribuem em frutos e alimentos. A Deusa está em sua face de Grande Mãe, então pedidos por fertilidade e força para enfrentar os possíveis problemas na metade escura do ano também são válidos. Entretanto, o foco maior do Mabon é na ceia e na fartura na mesa!
   Uma boa ideia para a celebração do Mabon é convidar seus amigos e familiares mais próximos, e fazer uma grande ceia com todos, com muita comida e música. Dedique-se à magia na cozinha, trazendo ervas e elementos da natureza em suas refeições, para que a magia seja dividida entre todos, assim como as bênçãos.
   Não sabe muito sobre magia na cozinha mas se interessou? Leia mais aqui: Bruxaria na Cozinha!
 
   Incensos típicos do Mabon: maçã, aloe, sálvia, canela, patchouli, mirra, jasmim, maracujá.
   Pedras típicas do Mabon: cornalina, safira, ágata amarela, topaz amarela, pedras nas cores típicas do Sabbath.
   As cores que representam o Mabon são: marrom, laranja, verde, amarelo, vermelho.
   Ervas típicas do Mabon: sálvia, mirra, carvalho, maçã, avelã, milho, trigo, cipreste, madressilva, canela, alecrim, açafrão, calêndula, camomila, girassol.
   Comidas típicas do Mabon: trigo, milho, maçã, nozes, uvas, castanhas, abóbora, dentre todas as outras sementes, raízes e frutas da estação. Pães, tortas, bolos, todo o tipo de alimento é utilizado no Mabon. As bebidas costumam ser o leite, vinho, cerveja, cidra, bem como sucos de frutas da estação.
   As Deusas que tem ligação com o Mabon são aquelas em face de Deusa Mãe, como Deméter, Isis, Diana, Gaia, Brigit, Danu, Epona, ou Deusas que passaram por um momento de transição, como Perséfone.
   Os Deuses que tem ligação com o Mabon são os Deuses da colheita, assim como os que regem o vinho, como Baco, Dioniso, Pan. Outros Deuses podem ser celebrados também, como Thor, Hermes, Thot, ou ainda os Deuses com face Green Man ou Deus Cornífero afloradas.

A celebrar as colheitas,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.