sábado, 15 de novembro de 2014

Litha

   Também conhecido como Midsummer, o Litha é comemorado na data do Solstício de Verão (21 de Dezembro no Hemisfério Sul e 21 de Junho no Hemisfério Norte). Nesta data, o calor está em seu ápice, a natureza está exuberante e toda a vida floresce maravilhosamente. Entretanto, ele marca também o declínio dos dias, onde as noites começam a ser mais longas.
   É no Litha que o Senhor do Azevinho derrota o Senhor do Carvalho, quando então o ano passa a sua metade escura e fria - o Senhor do Carvalho derrotará o do Azevinho durante o Yule, no inverno, quando os dias voltarão a ser mais longos do que as noites.
   O Midsummer é um festival do fogo e da alegria, que comemora essencialmente o calor, o Sol, a luz e a luz acima de qualquer escuridão, favorecendo a proteção e a saúde. O Deus está em sua época mais adulta, forte, e prepara-se para partir em busca de Summerland. Seu casamento com a Deusa, no Beltane, e a gravidez que ela já carrega em seu útero, bem como o solo e os animais estão férteis e crescem livres, sabendo que a luz e o calor proverão o que necessitam neste momento.

   O poder mágico do Litha é muito forte, influenciando então em diversas tradições. Muitas pessoas banham-se em fontes naturais, para que isto traga proteção e prosperidade na metade mais escura e fria do ano, que se aproxima com o declínio da luz. Há o costume de colher ervas neste dia, pois o Sol reflete sua plenitude também nas plantas e animais, crendo-se que estas plantas tenham um poder mágico mais forte durante esta celebração. Todos os pedidos feitos com sinceridade neste festival tem sua realização mais próxima da verdade.
   A celebração do Midsummer é perfeita para divinações, para purificar e consagrar utensílios mágicos, criar poções e feitiços, fortificar escudos mágicos e qualquer forma de proteção, rituais de cura, dentre tantas outras atividades. Nele, o contato com seres mágicos e elementais é bastante favorecido, visto que acreditava-se que os povos mágicos eram mais facilmente contatados, ao correrem livres nas florestas e bosques.

   É um Sabbath muito dedicado ao Deus, pois ele está em seu auge, e logo se despedirá, deixando a natureza fértil e protegida para as colheitas que se seguirão. A Deusa, no entanto, também tem sua importância especial, ao estar grávida e realizada, preparando-se para despedir-se de seu amado em sua ida ao submundo. Costumava-se reacender as fogueiras do Beltane, ainda celebrando o casamento do Deus e da Deusa, e celebrando também a força e a vitalidade do Deus que parte para Summerland, fazendo então dessa despedida uma festa.
   Durante o Litha, podemos nos focar em energia, saúde, prosperidade, fertilidade, coragem para enfrentar os dias mais difíceis. Pode-se fazer celebrações para contar histórias, dançar, festejar muito, reacender as velas e fogueiras e se deixar levar pela felicidade, pela beleza da natureza em sua maior fertilidade. É uma época de comemoração e felicidade, mas também de reflexão, onde devemos perceber todas as faces do sucesso e do poder, mesmo as partes mais obscuras. Comemoramos o ápice e a plenitude da luz e do calor, mas devemos notar que com o ápice, se segue o declínio, que acometerá os dias a partir desta data.
   Você pode cultuar deuses solares ou que tenham conexão direta com a natureza em si, além da Deusa na face mãe. O amor é favorecido, assim como rituais de proteção e de prosperidade. Projetos de artesanato, como a criação de suncatchers (filtros dos sonhos para o Sol), cordas da bruxa, anéis da fortuna, varinhas e bastões, símbolos para o sol e poções são ótimos durante o Litha.

Comidas: frutas e vegetais frescos, vinhos, sucos e cidras, pães e tortas de ervas e frutas.
Ervas: alecrim, girassol, salsa, menta, sálvia, lavanda, samambaia, visco, verbena, carvalho, anis, sorveira, rosas, artemísia, cravo, margarida, hera, lírio, camomila, macela. Especialmente ervas solares (como a camomila e a macela).
Pedras: esmeralda, jade, conchas do mar, topázio amarelo, âmbar, olho-de-gato, citrino, cornalina, rubi, quartzo branco, e pedras de coloração verde ou amarela no geral.
Cores: verde, amarelo, laranja, branco, azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.