domingo, 2 de novembro de 2014

Os Três Pilares da Magia

   Apesar do que costuma ser difundido sobre bruxaria, que geralmente resume-se em poder amaldiçoar pessoas ou fazer poções de invisibilidade, sabemos que não é bem assim. Sabemos, também, que para que nossos feitiços, poções e magias deem certo, precisamos de três coisas muito simples:

Concentração, intenção e visualização.
   
   São as bases para qualquer feitiço, qualquer oração, qualquer coisa que você vá fazer direcionando a uma finalidade qualquer. Sim, você precisa saber se concentrar. Sim, você precisa ter a intenção ao fazer o ritual, e precisa concentrar-se nessa intenção. E sim, você precisa visualizar o que você está pedindo, visualizar a queima da vela elevando-o aos planos, visualizar o que acontecerá, o que você quer que aconteça.
   
   Concentração: a concentração definirá que toda a energia desprendida naquela situação, seja ela uma oração ou um ritual muito elaborado, será utilizado apenas para a finalidade que você está orando ou fazendo seu ritual. Sem concentração, você pode se distrair, e todo o esforço feito ali será jogado fora. 
   Caso você esteja meditando, por exemplo, e não esteja concentrado... você gostaria de estar conversando com alguém, desabafando, dando conselhos e tentando ajudar a pessoa, e ela estar simplesmente lhe ignorando, ou que nem mesmo esteja prestando atenção em você? Provavelmente não. Os Deuses, elementais, seres mágicos ou seja lá com quem você esteja meditando, também não gostariam disso. Portanto, concentração é a chave para qualquer meditação.
   Para treinar sua concentração, pratique com uma música baixa e calma, que lhe inspire tranquilidade, paciência, harmonia. Você não conseguirá se concentrar caso esteja com a mente repleta de pensamentos, sejam eles bons ou ruins. Por este mesmo motivo, não é recomendável que se faça qualquer coisa ligada a magia, mesmo uma simples divinação, com os sentimentos aflorados. Acalme-se, respire fundo, e deixe que a energia flua naturalmente através do seu corpo. Quando se sentir calmo e concentrado, prossiga no que deseja fazer.

Intenção: intenção é, sobretudo, sua energia direcionada. Intenção é aquilo que te levou a agir magicamente para resolver ou tentar lhe ajudar na situação que você precisa. E intenção também delimitará que aquilo que você esteja utilizando ressonará na mesma energia que você. Ou seja, quando você utiliza da queima de ervas em um ritual para prosperidade, por exemplo, você o faz com a intenção de trazer essa prosperidade. Tenha em mente essa prosperidade, saiba o que está fazendo e o porquê de estar fazendo, e também tenha certeza de que isso vai lhe ajudar, mas você precisa agir para conseguir o que quer.
   Por exemplo, acender uma vela vermelha porque você deseja paixão, e não colocar nela a intenção: "Eu quero encontrar uma paixão", pode acabar trazendo efeitos indesejáveis. Você pode acabar por ficar violento, ou atrair coisas que não eram de seu desejo - mas que, ao utilizar uma vela vermelha que tem por característica tanto a paixão e a volúpia quanto a violência e as emoções exageradas, você ficou sujeito a isto. Tudo por não direcionar sua intenção.
   Seja específico, mas não meça palavras ao elevar aos Deuses o seu pedido. Você quer resolver as coisas, quer que intercedam por você, não? Então converse com eles, explique-os os motivos, tenha em mente os porquês, e não minta a respeito. Para receber algo, deve também dar alguma coisa, e esse tempo, bem como o esforço que você fizer para conseguir o que deseja, com toda a certeza trará mais resultados.
   Exercícios para a intenção podem ser bastante simples: pense, com todas as palavras, com convicção e certeza, o que você quer fazer. Fale alto, grite, bata o pé e diga com confiança: eu quero e isto será feito. Tenha total crença no que está fazendo, no que acontecerá, e nas coisas que você alcançará através do esforço.

Visualização: sem a visualização, dificilmente a concentração e a intenção por si próprias vão agir suficientemente. Do que adianta você concentrar-se, direcionar a intenção, e acabar por não visualizar esta energia sendo depositada no lugar que precisa? Exatamente: não adianta. A visualização é, digamos assim, a cereja do bolo da magia. Ela fará com que as coisas saiam da forma que você imagina, e não de uma forma completamente diferente - e isto pode acontecer mesmo que você tenha feito tudo certinho, mas não visualizou corretamente no final.
   Por visualizar, entenda-se que é ter em mente o universo agindo para que as coisas deem certo da forma que você quer. Sabe quando você tem aquela vontade de comer um doce, e quando sai para comprá-lo, ele tem exatamente o mesmo gosto que você estava imaginando? Isso é visualização, e isto é ela se concretizando.
   "Mas eu fiz um ritual certinho, segui todas as instruções, só que no final, dizia que eu precisava visualizar a queima das ervas trazendo a prosperidade, e eu não sabia como visualizar." Talvez a prosperidade venha para você, mas em formas diferentes da que você queria. Para visualizar, você só precisa ter uma coisa: imaginação. Precisa ver, no caso, as chamas se transformando na energia para que sua vida prospere e dê frutos. Precisa sentir que as coisas darão certo para você, e entender que tudo acontecerá de formas que você não compreende, apenas manipula. Precisa saber que a magia parte primeiro de você, e sem confiança, sem crença ou visualização, ela não se concretizará.
   "Mas como eu posso treinar a visualização?" Bastante simples: comece com o círculo mágico. É o exercício mais simples e também o mais útil na vida de uma bruxa, pois o círculo mágico lhe acompanhará em todo o sacerdócio. Ao traçar o círculo mágico, veja e sinta as energias que você está manipulando, sinta-a fluir através do seu corpo, sinta-a lhe rodeando. Não precisa ter pressa, nem nervosismo, simplesmente deixe acontecer. 
   Como você imagina seu círculo? Como labaredas ao seu redor? Então visualize que as chamas seguem o movimento dos seus braços - através do seu dedo, do athame, do bastão, varinha, ou do que quer que seja que você esteja traçando o círculo mágico. Sinta o calor das chamas ao seu redor, e veja como você não se machuca ao estar rodeado por elas. Veja o fogo trepidando e queimando, seja ele muito alto ou apenas chamas tímidas a lhe rodear.
   Você visualiza seu círculo como várias flores a desabrochar? Muito bem. Ao traçar o círculo, visualize que suas mãos, ao passar sobre o chão, no ar, fazem com que a grama cresça lentamente ali, e que vários brotos e botões começam a surgir, abrindo-se em muitas flores coloridas, brancas, amarelas, enfim. Veja a natureza surgir através da energia que você está desprendendo, veja a grama verde-esmeralda brotar e dela saírem várias flores de acordo com o passar de sua mão.
   Independente de como você imagina seu círculo mágico, faça esse exercício diversas vezes. Veja-o, sinta-o, saiba que está rodeado pelo que você visualizou, e pratique a visualização sempre que possível. Não apenas com o círculo mágico, mas com orações, com velas, poções, feitiços, escudos mágicos, meditações, tudo.

   Divirta-se ao praticar magia!
Por: Alannyë Daeris.

3 comentários:

  1. Olá!
    Não tenho muito conhecimentos sobre bruxaria, mas gosto muito dos seus textos, tenho uma curiosidade... você acha que é possível alguma pessoa ser bruxa sem saber que é? Ou fazer algum feitiço sem saber que está fazendo? Tipo... se a pessoa já utiliza esses 3 pilares mencionados( Concentração, intenção e visualização) e não é iniciada ela está fazendo magia?
    De uns tempos para cá tenho tido um amor muito grande pela natureza e os animais, acho que estou sendo chamada pela Deusa, mas tenho um pouco de medo, as vezes tenho experiências sobrenaturais, como ouço musicas que estão só na minha cabeça, tenho muito a percepção das energias dos ambientes e as vezes tenho paralisia do sono, o que a bruxaria fala sobre a paralisia do sono? É uma sensação muito ruim ficar acordada sem poder movimentar nada do nosso corpo.
    Gratidão pelos seus posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, não sou a dona do blog mas pratico bruxaria há uns anos e posso te afirmar que o tempo todo a gente pode fazer magia "sem querer". se você sente uma conexão com a bruxaria, começa a estudar mais sobre, praticar - com responsabilidade, lógico - e não se preocupa se você está sendo chamado ou não. só de se sentir atraído pelo assunto já é uma conexão com a Arte. agora sobre a paralisia do sono, existem varias explicações dentro da bruxaria mas nao vai caber aqui nos comentários :( espero que essa resposta chegue até você! um abraço

      Excluir
  2. Uma vez tive um sonho mas eu estava acordada, era como se eu estivesse vendo uma cena de um filme em uma telazinha, e eu estava em uma casa em uma floresta com um livro com capa de couro com um sol na capa, parecia um livro das sombras, mas era eu quem estava manipulando o livro, acho que acessei uma vida passada sem querer, quando fui questionar o que era aquela visão eu voltei, acho que já fui bruxa em vidas passadas. rsrs

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.