quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Egrégora e Forma-Pensamento

Podemos dizer que a egrégora da Lua
é a de magia e de mistério, .
   Pense em um símbolo de heroísmo. Em um personagem que todos conheçam e que represente os ideais de justiça, proteção e alguém que seja heroico, poderoso, que seja justo e defenda a todos. Se eu estou bem certa, você provavelmente pensou no Super-Homem, não?
   Pois bem. Isto é egrégora.
   Sendo mais clara, a egrégora é o conjunto de pensamentos, ideias e características a respeito de determinada coisa, pessoa ou situação. A egrégora do Super-Homem é forte pois ele é muito conhecido, pois muitas pessoas pensam nele, usam estampas com símbolos dele, o atribuem a características como a justiça e o heroísmo. E isto se aplica a tudo, quando se trata de magia: desde personagens fictícios até Deuses.
   Sem se aprofundar no assunto de pop magick*, mas caso precisássemos de uma inspiração em nossa vida, seria interessante que usássemos ou colocássemos em algum local visível o "S" característico do Super-Homem. A egrégora dele o atribui a esta vitalidade e força, e utilizando-se desta egrégora, poderíamos através de magia e intenção, trazer essa vitalidade e força para nossa vida, para um feitiço ou algo neste sentido.

*Pop magick: embasada em magia do caos, a "magia popular" é feita através da utilização das egrégoras de determinados personagens, geralmente fictícios, para fins mágicos. Além do exemplo do Super-Homem, temos o exemplo de utilizar magias de videogames como "formas" para feitiços ou rituais. Ou, por exemplo, meditar com Ariel (A Pequena Sereia), simbolizando uma Ondina. Podemos utilizar pop magick como símbolo de Deuses de culto, atribuir ao Thor dos quadrinhos as mesmas características do Thor da mitologia, enfim. Para mais estudos, recomendo a leitura a respeito de magia do caos.

Como uma egrégora é criada?


   Egrégoras são criadas quando algo é muito comentado ou visualizado por várias pessoas. Assim, elas pensam a respeito, e esse pensamento toma forma e proporção. Uma casa que é considerada mal-assombrada tem uma egrégora que reflete esse pensamento em comum sobre ela. Um local onde as pessoas costumam estar chateadas ou irritadiças, provavelmente se deve por sua egrégora ser de algo ruim.
   Por exemplo, se uma família costuma chegar em casa estressada e possuir um cotidiano de discussões, sua casa será desconfortável de se estar, e pode vir a trazer dores de cabeça ou problemas para as pessoas de fora que a adentrem.
   Elas também podem ser criadas propositadamente, por grupos e tradições, a fim de fortificar suas crenças e a energia enviada para os Deuses que cultuam. Dessa forma, essa egrégora terá uma finalidade específica, que ajudará sempre nos estudos e no convívio do grupo que a criou. Ou seja, quanto mais este grupo alimentar a egrégora, e agir pensando nela ou de acordo com ela, mais ela terá poder, e mais ela beneficiará o grupo que a criou. Mas claro que, se a egrégora deste grupo for ruim, por quaisquer que sejam os motivos, não haverá nenhuma forma de benefício, apenas malefícios.
   É importante também ressaltar que egrégoras não podem ser criadas por uma única pessoa; isto é chamado de forma-pensamento.

O que é uma forma-pensamento?


   Forma pensamento, diferentemente da egrégora, pode ser criado por uma única pessoa. Ela é criada através da intenção, da concentração e da visualização da pessoa, e seu propósito mais comum é atingir algum objetivo específico. Formas-pensamento são alimentadas pela energia do pensamento da pessoa que as criou ou por outras fontes pré-determinadas - elementos da natureza, baterias energéticas, sentimentos, enfim -, e podem ser utilizadas para proteção temporária de algum local, objeto, ou pessoa, bem como podem ser utilizadas em necessidades específicas: concentração para estudos, cura, enfim.
   É importante que durante a criação de formas-pensamento se delimite uma duração até que ela se destrua, para que não aconteça de sua energia acabar sendo "drenada" para a forma-pensamento. Estas formas-pensamento são muito similares a guardiões e seres mágicos protetores, entretanto, devem ter uma duração muito menor do que guardiões. É possível também atribuir a existência delas em um papel com um sigilo específico, e ao final da vida-útil da mesma, desfazer-se do sigilo, dissipando a energia da forma-pensamento ou direcionando-a a algum outro objetivo. Se for de seu interesse, há aqui um exemplo de ritual para a criação de formas-pensamento.
   Quanto mais você atribui detalhes a essa forma-pensamento - por exemplo, uma forma-pensamento para proteção pode ser um escudo, mas se você desejar imaginá-lo com espinhos, venenoso, garras que atacam quem se aproxima com más intenções, e mil e outro detalhes -, mais energia ela precisará para se manter, e mais difícil será para você alimentá-la; além disso, ela pode se tornar "independente", e continuar sugando sua energia ou do local que você atribuiu a ela, e será muito complicado se desfazer da mesma. Elas também precisarão de energia de acordo com suas tarefas, o que requer um tempo de vida mais curto.

A estudar,
   Alannyë Daeris.

3 comentários:

  1. oiii, adorei o artigo m tenho uma pergunta , como usar a egregora na magia , digo como posso trazer para o circulo determinada egregora para fortaecer um feitico ou ritual , por exemplo , natal tem uma egregora , posso usar essa energia em yule (celebro o hemisferio norte) em meu rito e feiticos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode. Você pode tanto invocá-la como convida entidades como pode simplesmente usar elementos relacionados à ela com essa intenção.
      Que os Deuses abençoem seu caminho!

      Excluir
  2. Se sair do meu controle, como desfaço ao se tornarem independentes?

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.