terça-feira, 26 de agosto de 2014

Ostara

   Ostara é o festival do Equinócio de Primavera. É celebrado em 22 de setembro no Hemisfério Sul, e em 21 de março no Hemisfério Norte. A partir do Ostara, os dias passam ser mais longos do que as noites, e é a época em que a vida se renova. Ou seja, um momento propício para rituais de fertilidade.

   O Ostara leva este nome devido à deusa anglo-saxã Eostre, deusa da aurora, que tinha como símbolos a lebre, os ovos coloridos, todos relacionados à fertilidade e ao ciclo de renovação da vida. Por isto, é tradição que se decore o altar ou a casa com ovos coloridos, e com símbolos de animais como a lebre ou o coelho. Também decora-se o altar com flores e muitos elementos coloridos. Este sabbath foi apropriado pelo catolicismo e tornou-se a Páscoa cristã.

   Na Roda do Ano, o Ostara é a época em que a Deusa, em sua face donzela, conhece seu consorte, o Deus Cornudo, e eles apaixonam-se. É entre o Ostara e o Beltane que ela engravida, e eles namoram por este período. Por este motivo, o Ostara marca uma época de flores, de temperatura agradável e de cores. É um período ótimo para rituais de prosperidade, amor, e fertilidade - não só fecundidade, mas também fertilidade nas áreas da criatividade e da vida num âmbito geral.

   O Ostara coincide com os festivais paralelos de culto à Ísis e Osíris, Cibele e Attis, e do retorno de Perséfone para sua mãe, Deméter. Deusas como Gaia, Oxum, Tiamat são cultuadas também. Todas as faces de deusas donzelas podem ser cultuadas, bem como deuses cornudos.

Incensos: Jasmim, Violeta, Morango e Rosa.
Cores para as velas: Dourada, verde, amarelo, branco.
Pedras: Ametista, Água-marinha, Hematita, Jaspe Vermelho, Quartzo Rosa, Ágata, Lápis-lazúli, Citrino.
Ervas: Cinco-folhas, Narciso, Jasmim, Íris, Rosa, Morango, Violeta, Madressilva, Bálsamo, Lilás, Limão, Lavanda, Verbena, Cravo, Tulipa, Manjerona, Lírio, Margarida.
Comidas: Bolos de mel, frutas, ponches, ovos, waffles. Quaisquer formas de doces e chocolates também, pois é uma época de alegria e de doçura.

Ovos de Ostara:

   É possível encontrar em bazares, principalmente na época do Ostara do Hemisfério Norte, ovos em plástico para preenchermos de ervas. Caso você não goste da ideia, ou, não os encontre, então a forma tradicional é utilizando cascas de ovos de galinha. Geralmente, como cozinhamos alguns bolos e alimentos deste tipo, você pode utilizar as cascas dos mesmo para confeccionar seus ovos. Fure apenas um pequeno pedaço em uma das extremidades, limpe-os, e depois preencha com ervas relacionadas ao Ostara (alguns exemplos no guia acima). Para pintá-los, há uma relação de cores e de coisas que você pode querer trazer para sua vida com a confecção deles.

Verde: prosperidade e esperança.
Vermelho ou cor-de-rosa: união e amor.
Roxo: crescimento e desenvolvimento espiritual e pessoal.
Amarelo: sucesso e fortuna.
Azul: paz e serenidade.
Laranja: poder e energia.

   Caso você queira preenchê-los com ervas e/ou cristais específicas relacionadas à cor, então utilize este guia:

Ovo verde: louro, canela e uma pedra de citrino.
Ovo vermelho ou cor-de-rosa: damiana, pétala de rosa, violeta e uma pedra de quartzo rosa.
Ovo roxo: papoula, sândalo, manjerona e uma pedra de ametista.
Ovo amarelo: lavanda, pimenta, bálsamo e uma pedra de quartzo.
Ovo azul: camomila, jasmim, margarida e uma pedra de lápis-lazúli, ou água-marinha.
Ovo laranja: canela, laranja, cravo e uma pedra olho-de-tigre.

   Para selar seu ovo, utilize cera de vela - com cores que sejam relacionadas aos desejos que você quer trazer. Pode utilizar uma única cor para o fundo, e pinturas coloridas por cima; a cor predominante no ovo será a que terá mais poder. Após algum tempo em seu altar, passada a festividade, você pode enterrá-los, ou retirar as ervas e pedras e então enterrar apenas a casca. Use-as, também, como adubo, para que as bênçãos retornem para sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.