segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Lammas, ou Lughnasadh

   O Sabbath que ocorre logo após o Litha - o sabbath de Solstício de Verão -, é conhecido como Lammas. É o primeiro dos três festivais de colheita do ano, e é celebrado em 1º de agosto no Hemisfério Norte, e em 2 de fevereiro no Hemisfério Sul.
   No Lammas, agradecemos por tudo o que estamos começando a colher em nossas vidas. O poder fértil do Deus semeou e fertilizou a terra, e agora o agradecemos por suas energias de crescimento. O Deus começa seu declínio desde o Litha, quando chega ao seu ápice - os dias já estão se tornando mais curtos, e as noites, mais longas.
   Também conhecido como Lughnasadh, este era um festival céltico para o deus Lugh, o Deus-Sol, o maior de todos os guerreiros. Lughnasadh significa "Massa de Lugh", por virtude da tradição de se utilizar os grãos das colheitas para cozinhar pães ou bolos de grãos e dividi-los durante o festival. Esta é uma atividade que é frequente em celebrações do Lammas, podendo ser feita não apenas com os grupos do coven, caso você possua um, mas também com sua família e amigos.
   Este sabbath costuma possuir fartura de alimentos, como vinho, sucos, bolos, pães, biscoitos, e muitas frutas. Você pode fazer um pequeno banquete para celebrar com os Deuses, ofertando a eles as primeiras fatias de comida, e o primeiro gole da bebida que esteja tomando. Pode-se deixar estas ofertas em um prato em seu altar, e queimar logo após terminar as celebrações, agradecendo as bênçãos e a presença dos Deuses em seu ritual.
   Outra tradição, além dos pães de grãos, é a de confeccionar bonecos representando o Deus e a Deusa em palha de milho. Estes bonecos, chamados Senhor e Senhora do Milho, serão ofertados aos Deuses, e então guardados no altar até o próximo Lammas, quando serão queimados. Ou seja, se você celebrou o Lammas no ano passado, este ano poderá queimar em seu caldeirão, durante os rituais do Lammas, os dois bonecos de palha de milho, ofertando-os aos Deuses e agradecendo por todas as bênçãos que eles lhe trouxeram.
   No Lammas, agradece-se por tudo o que recebemos de bênçãos, por todas as coisas que passamos até hoje, sejam elas boas ou ruins. Também pode-se agradecer e/ou pedir por habilidades manuais, como o artesanato, coisas relacionadas à criatividade. O poder do Deus pode ser invocado para libertar medos, trazer bênçãos, justiça, ajudar em necessidades. É um momento de introspecção e de estar grato por tudo que temos, pelo alimento farto na mesa, pela vida que possuímos, pela saúde, pelos amigos e familiares. Pode-se pedir por prosperidade e fartura, para que as bênçãos dos Deuses prossigam em nossa vida.
 
   Incensos típicos do Lammas: acácia, carvalho, olíbano, hortelã, sândalo, rosa, maçã.
   Pedras típicas do Lammas: citrino, aventurina, peridoto.
   As cores que representam o Lammas são: laranja, amarelo, verde-escuro, dourado e marrom.
   Ervas típicas do Lammas: aveia, trigo, nozes, milho, uva, maçã verde, hortelã, calêndula, carvalho, aloe vera, girassol, amora. Todas as frutas e alimentos típicos da estação podem servir!
   Comidas típicas do Lammas: pães, bolos, massas, carnes, tortas, cidras, sucos, cerveja, vinho. As frutas podem utilizadas na refeição ou também utilizadas em receitas de bolos e nas bebidas, além de mel, que também é bastante típico da época.
   As Deusas que tem ligação com o Lammas são as com a face Mãe bastante aflorada, principalmente as com ligação com a natureza: Deméter, Brigit, Gaia, Diana, Danu, Ceres,
   Os Deuses que tem ligação com o Lammas são principalmente os que possuem o lado Green Man, ou Senhor das Matas, mais aflorado. Por exemplo, Baco, Dioniso, Pan, Dagda. Deuses-Sol também são representados, como Apolo, Lugh, Hélio, Rá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.