segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Magia Planetária: Horários e Correspondências


    Magia é a manipulação de energias, seja para direcioná-las a um propósito, bani-las, ou para outros propósitos quaisquer. E assim como acontece com velas, incensos, e outras maneiras de obter energias em maior quantidade, também acontece com os planetas. Podemos utilizar suas energias em diversas formas de magia, principalmente para trazer mais poder e aumentar a eficácia de determinados feitiços, poções ou encantamentos.
   Usar as energias e as egrégoras dos planetas na magia não é um bicho de sete cabeças, mas requer um estudo prévio - assim como todas as práticas na bruxaria. Precisamos compreender os planetas, sua influência, o que cada um rege, quais suas características, e assim podemos entender como utilizá-los durante uma invocação. Vejamos, então, quais são os componentes da magia planetária, baseada na alquimia medieval?

Magia Planetária: Astros


   Terra: nosso planeta, e que sempre está presente com suas influências em qualquer forma de magia. Sua energia é muito forte e existe em tudo que existe ao nosso redor, assim como em nós mesmos.
   Representa estabilidade, proteção, fertilidade. Todos os deuses e deusas possuem ligação com a Terra, mas está mais evidente em deusas-mãe ou criadoras. Todos os dias e horários são propícios para magia utilizando a Terra como fonte de energias. Cores que representam a Terra são o verde, marrom, azul, dentre todas as outras existentes.
   Sol: a estrela ao redor da qual todo o sistema solar gira em torno. Fornece luz e calor ao nosso planeta, bem como de as condições para que houvesse vida.
   Representa sucesso, brilho, vitória, clareza, iluminação, cura. O Sol é um grande representante do poder masculino, e muitos deuses possuem o Sol como maior representação: Apolo, Ra, Hélio, Belenos. Existem deusas que também possuem forte conexão com o Sol, como Hathor ou Sekhmet.
   Cores que representam o Sol são o dourado, amarelo, laranja, assim como o branco pode ser utilizado. Cristais como pirita, topázio, ou de coloração amarelada/alaranjada/dourada. Ervas solares, como camomila, macela girassol ou canela. Dias propícios para magia com o Sol são os domingos.

   Lua: é um satélite natural que está preso à gravidade da Terra. A Lua influencia nas marés e tem um poder inconsciente de magia, mistério, poder feminino.
   Representa a mulher, todas as formas de magia, bruxaria, os aspectos da mulher, fertilidade, intuição, sonhos. Na Wicca, as deusas são representadas pela Lua, podendo ter três faces, que são representadas pela triluna.
   Cores que representam a Lua são o prateado, branco, azul-claro, cinza. Cristais como opala, opalina, pedra da lua, ametista. Ervas lunares, ou artemísia, jasmim, lírio. Dias propícios para magia com a Lua são as segundas.

   Mercúrio: primeiro planeta do sistema solar. É o planeta da rapidez, comunicação, viagens e mudanças repentinas.
   Representa o aprendizado, a movimentação em diversas áreas - vida, trabalho, estudos -, mensagens, diplomacia, expressão artística e intelectual, oratória, negócios. Os deuses e deusas que possuem o lado intelectual e comunicativo, mensageiros ou caracterizados pela rapidez podem ser representados ou representantes de Mercúrio.
   Cores que representam Mercúrio são o amarelo e o azul-claro. Cristais como citrino, sodalita e turmalina. Ervas como lavanda, erva-doce, anis e jasmim. Dias propícios para a magia com Mercúrio são as quartas.

   Vênus: segundo planeta do sistema solar. Se você já ouviu a expressão "Mulheres são de Vênus e homens são de Marte", acredito que já compreenda quais são as energias que Vênus possui.
   Representa a mulher, o prazer - especialmente sexual, mas não se limita a ele -, união, fertilidade, relacionamentos, amizades, família, amor em todas as suas formas e expressões. Deuses e principalmente deusas do amor, do prazer, da fertilidade e da beleza possuem as energias de Vênus latentes.
   Cores que representam Vênus são o rosa, o verde-água ou verde claro. Cristais como quartzo rosa, esmeralda, jade, cristal, malaquita. Ervas como rosas, baunilha, sândalo, verbena, violeta, artemísia. Dias propícios para a magia com Vênus são as sextas.

   Marte: quarto planeta do sistema solar - sendo o terceiro a Terra. Como dito no ditado citado acima, Marte possui ligação com o sexo masculino.
    Representa o homem, a força física, o poder, guerra, batalhas, paixão, proteção, coragem, atitude. É uma energia primordial e latente, que possui a masculinidade aflorada. Deuses guerreiros, como Tyr, são arquétipos de Marte.
   Cores que representam Marte são o vermelho, e tonalidades mais escuras. Cristais como rubi, granada ou de tonalidade vermelha. Ervas como hortelã, pinho, sangue-de-dragão, eucalipto. Dias propícios para a magia com Marte são as terças.

   Júpiter: após o cinturão de asteroides que se situa após Marte, está Júpiter, um dos gigantes gasosos do sistema solar.
   Representa prosperidade, fortuna, fartura, crescimento - no trabalho, mas também em outras áreas da vida -, carreira, família, clareza, proteção dos bens e preservação dos projetos e ideias. Deusas e deuses que possuam características de poder, ou de liderança, possuem energia de Júpiter.
   Cores que representam Júpiter são o roxo, o violeta ou o azul. Cristais como lápis-lazúli, citrino, amazonita ou aquamarina. Ervas como erva-doce, noz moscada, salgueiro ou acácia. Dias propícios para a magia com Júpiter são as quintas.

   Saturno: seguindo Júpiter, está o belo Saturno com seus anéis. Saturno é um planeta cuja egrégora é complicada de se lidar - o que não significa que seja um planeta impossível!
   Representa responsabilidades, restrições, justiça, obstáculos, necessidade de proteção, honra, lidar com os desafios e superá-los. Pede busca por estabilidade e também preservar a si mesmo e aos objetivos, ideais que se tem. Deuses da justiça, como Maat, ou deuses do tempo, são os que possuem a egrégora de Saturno.
   Cores que representam Saturno são o preto e o marrom, ou cores escuras. Cristais como turmalina negra, ônix e ametista. Ervas como lírio, calêndula, mirra. Dias propícios para a magia com Saturno são os Sábados.
   Urano: Penúltimo planeta no sistema solar atual - antepenúltimo caso contemos Plutão como fazendo parte do mesmo.
   Representa individualidade, mudanças, criatividade e invenções, revoluções, quebra de tradições e de costumes. Tem muito forte a ideia de mudar, diferenciar, fazer coisas novas, descartar e romper paradigmas. Deuses que criam, modificam, trazem ventos de criatividade e de revolta são os que possuem energias de Urano.
   Cores que representam Urano são o preto ou o roxo-escuro. Cristal e pedras brutas/ásperas de todo tipo podem ser usadas. Ervas venenosas ou que possuem espinhos, ou ainda a urtiga pode ser usada. Dias propícios para a magia com Urano são os mesmos de Saturno: sábados.
   Netuno: Último planeta do sistema solar atual, Netuno é o planeta anil, e leva o nome do deus das águas romano - equivalente a Poseidon na mitologia grega.
   Representa profundidade, águas, emoções, intuição, sensibilidade. A empatia, os medos, as coisas mais desconhecidas e profundas de nós mesmos são coisas que a egrégora de Netuno contém. Sonhos, ideais, fantasias, imaginação. Deuses da água, como Poseidon ou Iemanjá, ou deuses que tenham fantasias e sonhos como características carregam consigo os arquétipos de Netuno.
   Cores que representam Netuno são o azul, violeta e cinza. Cristais como aquamarina, pérola, ou conchas. Ervas que possuem muita água, como melão, lótus, chuchu ou abóbora. Dias propícios para magia com Netuno são os mesmos de Júpiter: quintas.

   Plutão: O planeta-anão, hoje excluído do sistema solar, mas que ainda possui as egrégoras e características que podem ser invocadas, pois sua energia também possui conexão com deidades.
   Representa o renascimento, inovação, destino, subconsciente, transformação em diversas áreas - mas, especialmente, em nosso interior e no lado sentimental. Plutão pede e traz a coragem e a força para mudar, mas também para encarar os caminhos diferentes pelos quais a vida nos leva, e possui uma forte conexão com a morte. Deuses do submundo, como Hades, Perséfone ou Hécate, são os que possuem a energia de Plutão.
   Cores que representam Plutão são o branco, o cinza, vermelho-escuro e o preto. Cristais como obsidiana flocada, turmalina negra. Ervas como acácia. Dias propícios para a magia com Plutão são os mesmos de Marte: terças.

   Notas importantes:

☽❍☾ Os planetas "clássicos", ou seja, que foram primeiramente descobertos e atribuídos a deidades, foram: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Lua e Sol. Eram os conhecidos nos tempos antigos, embora Netuno, Urano e Plutão tenham vindo a ser conhecidos um bom tempo depois e aí sim possuir características na alquimia e na magia. Ou seja, existem pessoas que optam por utilizar as energias apenas dos sete originais. Isto vai da pessoa e da forma com que ela escolhe lidar com a magia planetária.
☽❍☾ Plutão hoje não é considerado um planeta do sistema solar. Isto é, de acordo com a ciência, não faz parte do nosso sistema solar como um planeta, mas ainda assim pode ser usado na magia e ter suas energias invocadas. Isto varia com sua forma de utilizar a magia dos planetas.


Usando as Correspondências da Magia Planetária


Tabela enorme com várias correspondências para lhe ajudar. Clique para ver em tamanho grande.

    Existem inúmeras formas de utilizar as energias dos planetas na magia, e isto também varia de cada praticante. Podemos invocar as egrégoras quando formos fazer um feitiço, meditar, criar sigilos, realizar uma poção, enfim. É uma infinidade de modos! 
   ☽❍☾ Meditação: a forma mais simples e que ainda auxilia na visualização do praticante, caso seja novato em questão de magia. Fique em um local que você saiba que não será incomodado ou perturbado, e simplesmente relaxe. Pode ser deitado antes de dormir - mas cuidado para não adormecer! -, pode ser em frente ao seu altar, pode ser no meio da natureza. Coloque uma música ou sons que possam lhe ajudar, ou que você acredite ter ligação com o planeta que você quer meditar.
   Agora, pegue o símbolo do planeta (todos eles estão ao lado da descrição, logo acima), ou pense em como ele é realmente - veja imagens na internet -, e pense nas características, em como é a energia deste planeta. Por exemplo, se eu quiser meditar com Vênus para compreender meu lado feminino, eu posso pensar no símbolo de Vênus e segurar uma concha - que tem uma forte ligação com o sagrado feminino -, ou acender um incenso de rosas, ou ainda usar uma vela cor-de-rosa para me ajudar na meditação.

   ☽❍☾ Sigilos e bindrunes: sigilos são símbolos, desenhos que possuem energias para uma finalidade. Geralmente são criados pela bruxa para um único propósito, e depois desativados. Por exemplo, posso fazer uma bindrune (bindrunes são duas runas ou mais unidas com um propósito) e utilizar o símbolo do planeta que quero a energia junto.
   Digamos que eu queira invocar a força e a coragem. Posso fazer uma bindrune com a runa de Thor, a runa Uruz, e Tiwaz, a runa de Tyr, e desenhar juntamente o símbolo de Marte, que possui a mesma energia de força, coragem e poder masculino. Assim, estarei aumentando a eficácia e ainda trazendo mais energias para minha bindrune. Posso desenhar esta bindrune em velas, em um talismã, na superfície de uma poção que esteja preparando, enquanto visualizo que estou trazendo a egrégora de Marte e da bindrune para o que esteja fazendo.

   ☽❍☾ Feitiços: são muito variadas as formas de utilizar a egrégora dos planetas em feitiços. Por exemplo, posso estar queimando diversas ervas em um caldeirão para pedir por fortuna e prosperidade financeira. Juntamente com as ervas e os desenhos para dinheiro, posso desenhar em uma folha ou em uma erva o símbolo de Júpiter, e queimar em meu caldeirão visualizando que as energias de prosperidade de Júpiter me trarão benefício financeiro. Posso também usar cristais ou ervas de Júpiter para ampliar a eficácia, queimar fitas com as cores de Júpiter, enfim.

   ☽❍☾ Encantamentos: encantamentos são feitiços que são feitos em objetos, geralmente ditos em voz alta ou desenhados. Digamos que eu esteja fazendo um amuleto para melhorar minha eloquência, para que eu consiga me comunicar melhor e falar em público. Eu coloco em um pedaço de tecido amarelo algumas ervas e desenhos para me ajudar em meu objetivo. Então, eu desenho o símbolo de Mercúrio, e descubro que a pedra citrino possui ótima conexão com Mercúrio.
   Eu purifico e consagro o cristal para possuir as energias de Mercúrio, e então adiciono-o no saquinho que fiz, consagrando o meu amuleto e falando para ele que ele carregará a egrégora de comunicação, oratória e facilidade em público que Mercúrio possui, e carrego comigo em minha bolsa ou quando vou precisar falar para muitas pessoas.

   ☽❍☾ Rituais: existem inúmeras formas de utilizar magia planetária em rituais, que podem ser muito diferentes dependendo de como os fazemos. Por exemplo, quero honrar Afrodite em um ritual, pois quero cultuá-la mas não sei ainda como fazê-lo. Então, vou fazer um círculo de flores, colocar uma vela cor-de-rosa no centro do meu círculo, e pegar uma concha para representa-la. Mas quero aumentar as energias femininas que existem no círculo, então desenho sobre a concha o símbolo de Vênus. Posso também desenhar sobre a vela cor-de-rosa o símbolo de Vênus, ou em uma pétala de flor.

   Tabelas de Horários planetários!


   Além dos dias da semana e suas correspondências com planetas, existem os horários do dia que também funcionam mais ou menos da mesma forma. As tabelas abaixo funcionam para todos os dias do ano, independente de feriado ou qualquer outra particularidade como horário de verão. Você pode anotá-las em seu Livro das Sombras, ou imprimi-las para ter sempre à mão.

Tabela Moderna de Horários


   A primeira é a tabela moderna, que considera o primeiro horário do dia como sendo 00hrs - 01hrs da manhã. Ou seja, a primeira hora do dia é sempre do planeta regente do dia, mas cada hora é regida por um astro diferente.

Sinta-se à vontade para imprimir ou copiá-la!

Tabela Medieval de Horários


   A tabela medieval é a tabela clássica encontrada em grimórios antigos como As Clavículas de Salomão. Ela é dividida entre duas tabelas: uma diurna, que considera o início do dia como sendo às 6hrs da manhã (o horário aproximado em que o sol nasce), e o fim do dia às 17hrs. Aí, usa-se a tabela noturna, das 18hrs até as 05hrs da manhã. Na prática, podem ser unificadas e usadas em sequência.

Tabela Diurna.

Tabela Noturna.

   Qualquer uma das tabelas serve para escolher o melhor horário para invocar as energias do planeta que você deseja para sua magia. Considere qual você acha mais apropriada e use-a sem medo!
   Se for possível combinar o horário e o dia do planeta - por exemplo, invocar Vênus durante as horas de vênus de uma sexta-feira, você terá o máximo de poder deste planeta.
   Se não for possível invocar o planeta no dia específico dele - os dias estão relatados aqui, neste post -, procure fazê-lo durante os horários do planeta, para que possa se aproveitar melhor das energias do mesmo.
   Além disso, evite fazer magia para determinadas finalidades que contrariem a energia do planeta que está dominando no horário ou no dia. Por exemplo, se quero invocar energias masculinas, é melhor que não o faça nas sextas-feiras, que é um dia de Vênus, do sagrado feminino.
   Pior ainda seria fazê-lo durante os horários de Vênus nas sextas-feiras, pois assim as energias de feminilidade e delicadeza são muito fortes, e acabarão contrariando demais sua magia, talvez até a anulando. É sempre bom estudar e checar isto antes de qualquer coisa!
  
   Como você viu, a energia dos planetas podem ser um ótimo auxílio para qualquer forma de magia! Procure estudar sempre mais para engrandecer seu conhecimento e compreender melhor como lidar com estes detalhes importantes.

Com as bênçãos de Mercúrio,
   Alannyë Daeris.

22 comentários:

  1. Bom dia!
    Por favor, me diga, como usar as horas planetárias no horário de verão?
    Obrigado!
    Sidney Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Acredito que essa seja uma escolha pessoal. Porém, vejo que funciona melhor - a partir de minha própria experiência e de outros praticantes com quem interagi - quando você ignora o horário de verão e utiliza a tabela nos horários originais. Ou seja, olhando seu relógio como em uma hora atrás.
      Mas lhe recomendo testar ambas as formas e ver de que maneira você consegue melhores resultados!
      Que os Deuses iluminem seu caminho,
      Alannyë Daeris Aiodunn.

      Excluir
    2. concordo e ainda complemento horário de verão é uma invenção dos homens e não do universo e nem dos Deuses.

      Excluir
    3. Acho que isso de colocar venus para mulheres e Marte só para homens é limitado e bem machista. Até na magia mulheres ainda tem o comportamento de cabresto a sociedade masculina, sendo que mulheres não só servem para abrir as pernas e sim também guerreiar.

      Excluir
    4. Bom dia!
      A Astrologia é uma arte milenar que trabalha com símbolos - sendo assim, é natural que existam símbolos para designar os gêneros, assim como eles existem na natureza. Sua problematização não possui fundamento quando se refere a "desconstruir", ou seja, desestruturar e invalidar com imenso anacronismo uma tradição simbólica que necessita de meios para identificar indivíduos em uma análise oracular e/ou em práticas mágico-espirituais, que seria o caso do post. Além disso, Vênus ser associada às mulheres e às artes, prazeres, diversão; e Marte aos homens e à guerra, conflitos e luta, dentre outras muitas atribuições que tais astros possuem, não implica que as mulheres não sirvam para guerrear ou que os homens não possam ter dotes artísticos, pois essa é uma interpretação reducionista que não é feita pelo texto e nem pelas fontes astrológicas antigas, é uma conclusão tirada por você.

      Ou seja, mulheres e homens NÃO ESTÃO restritos às associações tradicionais de Vênus e Marte, porém, na magia astrológica, é evidente que serão identificados por meio dos astros que servem tradicionalmente como significadores de gênero.

      Excluir
  2. Oi! Eu quero e preciso muito fazer um feitiço para melhorar minha comunicação em público, para tanto, gostaria de “puxar” a energia de Mercúrio, mas ele está retrogrado. Pensei em trabalhar com a energia do Sol ou de Vênus: acha uma boa ideia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acho que pode vir a funcionar, sim. Caso você costume usar ervas, por que não faz algum tipo de feitiço com ervas relacionadas à Mercúrio e à comunicação, e puxa a energia do Sol para intensificar o efeito delas? Pode funcionar com runas e outros tipos de magia também.
      Que os Deuses abençoem seu caminho!

      Excluir
    2. Sugiro dia de Mercúrio e horário de Júpiter.

      Excluir
    3. Olá bom dia gostaria de pedir uma ajuda sua.
      Quais são as horas de jupJúpi..
      Ficarei eternamente grata pela ajuda.

      Excluir
  3. Na tabela de horário planetário mostra 01-01 eu não entendi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela correção! O certo é 01-02.
      Que os Deuses abençoem seu caminho.

      Excluir
  4. Qual dia e horário planetário e melhor pra mim usar para pedir um pedido de um emprego que estou esperando a confirmação???

    ResponderExcluir
  5. Qual dia e horário planetário e melhor pra mim usar para pedir um pedido de um emprego que estou esperando a confirmação???

    ResponderExcluir
  6. Seu auxílio foi de muita importância, pois para quem viveu vidas passdas e tem uma missão a está de volta no caminho, tudo isso, o acesso fácil a estas informações como bruxo solitário é tudo de bom, que os Deuses abençoe-nos.

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua postagem, muito boa, mais minha tabela e de várias pessoas que conheço é diferente da sua quanto aos horários. Como saber qual é a certa?

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber mais sobre os horarios misturados, por exemplo.. dia de venus em horario de marte.. causaria força no amor ou brigas? obrigado...

    ResponderExcluir
  9. Olá, poderia falar sobre as correspondências planetárias e astrológicas dos animais

    ResponderExcluir
  10. Olá, o planeta, seu horário será sempre pontual, em ponto, ele permanecerá por uma hora? Ex: horário de Vênus 00:00 Somente em ponto, 00:01 Já é outro planeta que influencia?
    Grata

    ResponderExcluir
  11. Boa noite gostaria de saber em relação aos Orixás qual o estudo que utilizou para eles ou a base para saber quais orixas correspondentes? Foi alguma nação Brasileira ou diretamente africana. O mesmo sobre os deuses gregos. Att Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dos orixás, foi uma correspondência de outro blog, que não me recordo exatamente qual, pois estava anotado em meu Livro das Sombras e apenas transcrevi para a tabela. Os helênicos, mesma coisa. Mas foi uma fonte brasileira!

      Bênçãos!

      Excluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.