sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Magia nos Dias da Semana

   Assim como ervas, Deuses e outros elementos, os dias da semana podem e influenciam bastante em feitiços, rituais e outra formas de magia. Não são tão poderosos em sua influência quanto são os Deuses ou outros detalhes, mas podem auxiliar trazendo mais energias - como também podem atrapalhar, dependendo do que está sendo feito.
   O motivo os dias da semana influenciarem para bem ou para mau na magia é por sua egrégora. Cada dia possui uma correspondência conhecida há séculos, que tem também uma ligação mais tênue com os deuses romanos e gregos. Por este motivo, levam os mesmos nomes ou egrégoras destes.
   As correspondências podem variar em alguns detalhes, como as cores atribuídas, os cristais, ou características da magia que pode ser fortalecida. Mas isto geralmente apenas aumenta e contribui, e não exclui coisas. Nem sempre é errado, apenas se você observar que são coisas opostas sendo ditas.o
   A Terra não é inclusa nesta tabela pois sua energia sempre está sendo invocada, em qualquer forma de magia que fizermos, sempre haverá a energia de Terra. É nosso planeta, logo, sempre faz parte de nós. Além disso, não há dias para os últimos planetas: Urano e Netuno. Isto ocorre pois sua egrégora é menor em influência, até porque há dois "porém": só há 7 dias na semana, e Urano e Netuno podem ser invocados em dias da própria semana. Urano pode ser invocado juntamente com Saturno, nos sábados. Netuno pode ser invocado com Júpiter, nas quintas feiras.
   Não comentei Plutão até este momento pois sabemos que Plutão não é um planeta do sistema solar. E pessoalmente, como sou uma amante da astronomia e da astrofísica, não contrario a ciência. Mas, caso você queira seguir a alquimia medieval, pode invocar as energias de Plutão com Marte, nas terças feiras.
   É bom reforçar que, embora estas energias dos dias possam engrandecer e fortalecer um ritual ou um feitiço, não é necessário segui-la com rigor. Caso não seja possível fazer determinada magia no dia que ela corresponde, não há um problema - será apenas uma lacuna que poderia ser preenchida com maior auxílio mágico.
   Apenas observe para não fazer um feitiço durante o dia que a egrégora seria completamente oposta a ele; por exemplo, uma magia para aumentar o poder feminino e a delicadeza durante a terça que é o dia para Marte, poder masculino e força bruta. Neste caso, será muito desfavorável, e as energias podem acabar afetando uma a outra, talvez anulando-se.

   Domingo - dia do Sol. Este é o dia atribuído à nossa estrela, que nos dá luz e calor. É o melhor dia para cura, proteção, saúde e vitalidade. A prosperidade também pode ser invocada neste dia. As cores são o amarelo, dourado e laranja. O elemento é o fogo. Cristais pirita, topázio, ou que tenham as cores indicadas. Ervas solares, como a camomila, são ótimas para a magia com o Sol. Além disso, canela, limão, olíbano, girassol e açafrão são boas ervas.

   Segunda - dia da Lua. Assim como o Sol, a Lua não é um planeta, mas também não é uma estrela. A Lua é nosso satélite natural, que influencia diretamente nas marés. Segunda feira, então, é o melhor dia para magias com relação a sentimentos, amor, família, fertilidade, sonhos, intuição e outras coisas com ligação mística. As cores são o prateado, branco ou cinza. O elemento é a água. Cristais como pedra da lua, ametista, opala ou opalina, quartzo branco são indicadas. Ervas lunares ou que possuam ligação com detalhes místicos e femininos, como a artemísia, lírio, jasmim, violeta, madressilva.

   Terça - dia de Marte. É o dia que possui ligação com os aspectos masculinos, disputas, conflitos, força, vitalidade, coragem, proteção. É o melhor dia para buscar equilibrar a energia masculina em si, para invocar ajuda em competições, ou para pedir força física. As cores são o vermelho, e principalmente os tons mais escuros, como o vinho. O elemento é o fogo. Cristais como rubi ou granada, de tonalidade vermelha são ótimos. Ervas como sangue de dragão, hortelã, eucalipto ou pinho.

   Quarta - dia de Mercúrio. Comunicação, escrita, negócios, oratória, dinheiro. Pode-se usar a energia de Mercúrio para todas estas coisas, bem como para mudanças e transformações. Também auxilia em divinações. As cores são o amarelo, ou o azul-claro. O elemento é o ar. Cristais como citrino, sodalita e turmalina podem ajudar. Ervas como lavanda, erva-doce, jasmim e anis.

   Quinta - dia de Júpiter. Poder, prosperidade, sorte, riqueza, felicidade. Além disso, justiça e questões judiciais também são favorecidas. Liderança e generosidade também são fortalecidas. As cores são o azul, roxo ou violeta. Não tem um elemento específico. Cristais como citrino, lazúli, amazonita, aquamarina ou de tons azulados podem auxiliar. Ervas como a erva doce, noz-moscada, acácia ou salgueiro.

   Sexta - dia de Vênus. Amor, romances, beleza, assuntos sexuais, poder feminino. A fertilidade no sentido de gravidez também pode ser invocada. Aspectos do amor, em todos os sentidos, mas principalmente o amor com o desejo ou com a paixão. O elemento é a água. Cristais como quatzo-rosa, esmeralda, cristal, jade ou malaquita. As cores são os tons de rosa e de verde, até o verde-água. Ervas são baunilha, artemísia, sândalo, verbena, violeta, rosa.

   Sábado - dia de Saturno. Responsabilidades, comunicação, meditação, banimentos, limpeza, autoconhecimento. É um ótimo dia para afastamento de energias más, lidar com os próprios medos, enfrentar problemas. Não tem elemento específico. Cristais como turmalina negra, ônix ou ametista. As cores são escuras, como o preto, roxo, cinza-escuro ou o marrom. Ervas são calêndula, mirra, lírio.

A aspirante a astrofísica,
   Alannyë.

6 comentários:

  1. Belíssimo trabalho, tenho muito a aprender por aqui. Gratidão!
    Vc indica um livro que traga estas informações? Gostaria de ter em mãos para facilitar a consulta. E vou fazer muitas aplicações destes conhecimentos. Gratidão novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em inglês há algumas opções, como Pratical Planetary Magick - Sorita D'Este e Planetary Magick - Denning & Phillips. Em português não me recordo de nenhuma publicação específica, apenas relacionadas.
      Bênçãos ♥

      Excluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.