sábado, 25 de outubro de 2014

Beltane

   Beltane, Beltain, ou May Day é o festival céltico que marca o início permanente do calor - embora fosse símbolo da primavera para os celtas, que muito cultuavam-no. Tem semelhanças com a Floralia, um festival romano dedicado à Flora, deusa das flores e da fertilidade.
   É um sabbath de felicidade, de fertilidade, do retorno da luz e do calor (como cultuado no Hemisfério Norte). Comemora-se na data de 31 de Outubro, no Hemisfério Sul, e em 1 de Maio, no Hemisfério Norte.
   A partir do Ostara, o festival anterior, os dias são mais longos do que as noites; o Beltane é, então, a celebração das flores, da alegria e do calor cada vez mais presente, da vida se manifestando em todas as maneiras na natureza. É o oposto do Samhain, quando a natureza adormece com a morte do Deus; no Beltane, a natureza está em sua plenitude, o Deus e a Deusa são jovens e estão comemorando seu casamento, bem como neste momento a Deusa já está grávida de seu consorte.
   Não apenas a fertilidade é muito forte neste Sabbath, mas também a luz, que são representadas pelas fogueiras, ao redor das quais os celtas dançavam, cantavam, praticavam intercursos para representar o Grande Rito da Deusa e do Deus, e dançavam ao redor dos mastros de fitas (May Pole). Também usam-se coroas de flores, guirlandas para enfeitar a casa, fitas coloridas, toca-se música e recitam-se poemas de amor.

   Grandes banquetes são comuns para comemorar este Sabbath, com muitos doces, bolos, ponches, vinho e cidra, alimentos leves e frutas. As fogueiras são em homenagem ao deus celta Belenos; nesta fogueira, quemam-se galhos e ofertam-se coisas aos deuses para trazer a proteção e o amor nesta parte do ano repleta de luz e calor. Era um costume apanhar água de fontes naturais (lagos, rios, oceano, fontes, poços), pois é considerada mágica e pode ser usada durante o ano inteiro em banhos de beleza, ou para a saúde no geral.
   Você pode acender seu caldeirão em chamas para queimar ervas ou para honrar os deuses e seu casamento sagrado, acender velas e dançar ao redor delas, ou abrir seu círculo e deixar seu caldeirão com chamas no centro, enquanto o circunda no ritual. Você pode passar entre duas velas, em uma adaptação ao costume de passar entre duas fogueiras/tochas, para afastar doenças e quaisquer energias negativas de sua vida.
   Confeccione um May Pole com fitas coloridas, amarrando-as/pregando-as no topo e então girando-as como se estivesse tecendo uma trança. Traga uma pequena árvore ou galhos caídos para formar uma representação, e amarre fitas coloridas nos ramos, bem como faça um amuleto para honrar o casamento sagrado, e pendure-o na árvore. Estes amuletos podem ser saquinhos com pedras, ervas, flores, colares, enfim, o que você desejar oferecer aos deuses. Cada fita amarrada na sua árvore pode representar um desejo, e sua cor estará ligada a ele.

Bastão de ervas para queimar
   Também pode-se unir diversas ervas típicas desde Sabbath (a listinha estará logo abaixo), enrolá-las em um pequeno bastão, trançá-las com as fitas coloridas, e então queimá-las como um incenso. O exemplo está na imagem ao lado.
   Se desejar conexão com a natureza neste dia que ela é tão favorecida, caminhe em um parque, colha flores (sempre pedindo permissão à natureza e deixando oferendas), enfeite sua casa e seu altar, mexa com plantas, e lembre-se de divertir-se e honrar os deuses como quem diverte-se em um casamento.
 
   Poções, feitiços e magias para fertilidade, início de projetos e planos, sexualidade/vida sexual, amor e felicidade são muito favorecidos neste Sabbath. Deixe seus pudores de lado e aproveite toda a energia sexual do Beltane para pedir felicidade sexual com seu parceiro. Caso esteja solteiro, aproveite o Beltane para pedir que os deuses tragam seu consorte.

Comidas: alimentos que contenham leite, baunilha, canela, bolos de especiarias, mel, cidras e sucos naturais de frutas, vinho. As frutas podem ser desde a banana, o morango, pêssego, maracujá, abacaxi, todas as que estiverem em sua estação podem ser aproveitadas nos sucos, nos bolos, biscoitos e o que mais sua imaginação permitir.
Ervas: Amêndoa, Baunilha, Manjerona, Angélica, Freixo, Rosa,  Margarida, Olíbano, Hera, ervas que tenham relação com amor e fertilidade.
Pedras: Quartzo Rosa e Quartzo Verde, Cristal, Esmeralda, Turmalina, Rubi, pedras também que possuam relação com amor e fertilidade.
Cores: Verde, Vermelho, Cor-de-Rosa.

5 comentários:

  1. errr, a masturbação pode ser usada pelos solteiros??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! Toda forma de amor e prazer pessoal é uma honra aos Deuses.
      Que os Deuses iluminem seu caminho!

      Excluir
  2. Oi, estou estudando sobre Wicca, e no ritual diz que é costume jamais se casar em maio, já que é o casamento do Deus e da Deusa, mas o Beltane em Maio é no norte, isso se aplica no sul também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Se você segue a Roda do Ano do Hemisfério Norte, evite casar-se em maio. Caso siga a Roda do Ano do Hemisfério Sul, evite casar-se em outubro. É só adaptar as datas :)
      Que os Deuses abençoem seu caminho!

      Excluir
  3. Olá. Então eu posso comemorar Beltane liberando a energia sexual com meu parceiro? Podemos enfeitar o quarto com fitas, energizar com incensos e trazer os alimentos citados para o quarto?

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.