terça-feira, 19 de agosto de 2014

Runas Nórdicas

O link é do antigo endereço do blog.
   As Runas Nórdicas são um dos oráculos mais complexos e também extensos para o estudo. São um alfabeto, mas também muito usadas para fins mágicos, em encantamentos, para talismãs, ou como arte divinatória - que é como utilizamos - pelos povos germânicos e, principalmente, pelos vikings.
   As runas foram encontradas entalhadas em armas, em cálices ou chifres utilizados para bebidas, escudos e armaduras, representando o que cada guerreiro gostaria de ter como dádiva.
   As runas são citadas na Edda Maior - um conjunto de poemas relacionados às lendas do panteão nórdico - como sendo o mistério da sabedoria, a forma pura de ter o conhecimento.
   Odin sacrificou-se se pendurando com a cabeça para baixo na Yggdrasil, e com um corte feito por sua espada no estômago, seu sangue formou os símbolos rúnicos, um por um.
   Após ter sido ressuscitado através de magia, Odin trouxe para a humanidade esta forma de escrita e de oráculo, que então seria aplicada em poemas, em inscrições e em adivinhações, pois cada qual possuía seu nome e som significativo aos povos germânicos.
   É importante ressaltar que Odin não criou as runas, apenas pôde alcançar o conhecimento sobre elas através de seu sacrifício, e então trouxe aos homens para que eles pudessem utilizá-las com sabedoria.

   As runas são bastante utilizadas para adivinhações de diversas naturezas. Alguns dos métodos abaixo - que já foram citados no post sobre Runas da Bruxa. Elas podem ser usadas também para divinações aos outros, caso a pessoa esteja presente com você no momento, e acredite veementemente no que você está fazendo.

  • Runa de Odin: consiste em mentalizar sua pergunta ou dúvida, e então retirar apenas uma runa do saquinho consagrado de suas runas. Essa runa será a resposta para sua pergunta.
  • O Comentário das Nornes: é o mesmo processo do anterior, porém, a primeira pedra que você retirar será a situação vivida neste momento; a segunda pedra será a atitude que você deverá tomar, e a terceira, a situação que se seguirá. Cada pedra se refere à uma Norne, então, eu considero uma boa ideia chamá-las para seu ritual de divinação.
   Além destes dois, existem métodos mais amplos que consistem em jogá-las em um tablado e, retirando as runas viradas para baixo, lê-las do centro para fora. Em alguma outra oportunidade, mostrarei as formas de jogar runas (tanto Nórdicas como Runas da Bruxa ou quaisquer outros tipos) em tablados, toalhas ou mesas.

   É tradicional que se carregue as runas em um saquinho confeccionado especialmente para elas, com símbolos que lhe sejam pertinentes - Ex: pentagramas, triskeles, ou mesmo as runas que lhe convirem para a proteção/divinação do oráculo. Particularmente, eu criei minha bolsinha, feita de uma espécie de couro liso e fino, onde desenhei dois sigilos para proteção e para a clarividência. Costurei-a nas bordas, e trespassei uma fita por entre o topo do saco para amarrar.
   A utilização de uma bolsa além de guardá-las de forma organizada, é boa para que não haja influência de energias externas em seu oráculo. Consagre suas runas juntamente com seu saquinho, para que eles possuam a mesma forma de energia. 
   Caso você decida fazer suas runas também, há diversas formas de criá-las. Entretanto, é recomendado que utilize elementos naturais, como cristais, madeira, sementes ou pedrinhas mesmo. Então, grave-as com tinta, fogo, ou com ranhuras feitas por facas - você pode utilizar seu athame ou boline para isso. Isso as torna mais ligadas à você, e facilitará seu uso. Mas, claro, caso você as compre, ainda deve consagrar, da mesma maneira que faria caso produzisse seu próprio oráculo. 



Logu - Água: Representa a mulher, aspectos inconscientes, intuição e vidência. Ela define um crescimento de nossas forças inconscientes.
Invertida: medo e impedimentos.
Mensagem: Como a água, a intuição é fonte de vida. Libere sua criatividade.



Jara - Colheita: Justiça, karma, final do ciclo. Significa boas colheitas, bons resultados, o ciclo da natureza. É uma runa muito benéfica, runa da esperança, que traz paz, plenitude e prosperidade.
Invertida: Não tem.
Mensagem: Que o martelo de Thor gire sobre nossas cabeças, segundo as designações do grande deus Odin.


Thorn - Deus Thor: Quebra de dificuldades, representa a defesa e a proteção, atitude de alerta. Também a regeneração e a fertilidade. Está associada à sexualidade. Significa o ritual de passagem para uma outra situação.
Invertida: Perigo de traição, deslealdade e tédio.
Mensagem: Às vezes, a melhor ação é parar. Não agir também é reagir.

Hagal - Granizo: Interrupções, limitações naturais, forças superiores ou inferiores. É a runa da estrutura, da harmonia cósmica. Representa os fatos que estão fora do nosso controle, que podem nos favorecer ou não. Fala também de quebras, rompimento, de algo repentino.
Invertida: Não tem.
Mensaegm: Precisamos aprender a conviver com as limitações naturais da vida. É tempo de rompimento e separação.
Peorth - Revelação: Revelações, mistérios, poderes ocultos. Favorece investimentos e jogos. É a runa da sorte.
Invertida: Grandes perdas em jogos, mistérios que não serão desvendados e confusão.
Mensagem: As revelações serão agradáveis; é preciso ousar para encontrar.
Eolh - Alce: Proteção e defesa, abnegação, espiritualização. Significa a busca do homem e seu poder de atração. A retirada dessa runa indica que haverá ajuda divina.
Invertida: Falta de proteção e perigo.
Mensagem: Ajoelhe-se e receba as bênçãos. Controle suas emoções.
Is - Gelo: Congelamento, adiamento, preservação. Nos fala de resistência a mudanças. Previne sobre obstáculos logo a frente, e pede cautela e revisão de planos. No amor e nos negócios, é uma runa desfavorável.
Invertida: Não há.
Mensagem: Atrasos podem ser providenciais. Aprenda com a adversidade.
Ansur - Boca: Conhecimento, comunicação, nutrição. Representa a consciência, a inteligência e a comunicação. É a runa do poder espiritual e da sugestão através das palavras.
Invertida: Demagogia, manipulação, desilusão e incompreensão.
Mensagem: Toda aprendizagem vale a pena. É tempo de meditar.
Sigel - Sol: Vitória incondicional, derrota de adversidades, integralidade. É a grande força diretriz da evolução individual. Runa de grande poder; fala da força vital colocada à nossa disposição. Com ela, incorporamos novas energias.
Invertida: Não há.
Mensagem: A vitória é incondicional. Receba a força vital.
Daeg - Dia: Esperança, fim de dificuldades, retorno da perfeição. Símbolo do crescimento em qualquer área da vida. Designa também um aumento de conhecimento e prestígio, bem como de dinheiro. Pode falar de mudança de opinião e de atitude.
Invertida: Não há.
Mensagem: A escuridão está prestes a terminar. Esteja de olhos abertos para não perder uma chance.

Mann - Humanidade: Altruísmo, ajuda, posturas imparciais. Significa a independência da humanidade como um todo. Define uma ajuda na resolução de dificuldades.
Invertida: Depressão, conflitos e cegueira.
Mensagem: O homem como um ser social, mantenha a modéstia.

Othiel - O Velho: Conservadorismo, legados materiais e morais, separação. Representa ganho de dinheiro através de esforço e trabalho. Pode também designar algo que chega em consequência de uma separação.
Invertida: Não se prenda a velhos condicionamentos e autoridades estabelecidas.
Mensagem: É preciso envelhecer com sabedoria. Faça sem fazer.


Tyr - Guerreiro: Homem, coragem para lutar, bom desempenho sexual. Runa da justiça, da ordem e da vigilância, mas também da morte e da fertilidade.
Invertida: Injustiça, desquilíbrio e auto-sacrifício.
Mensagem: Coragem para prosseguir a luta. Cultue a paciência.
Feoh - O Gado: Dinheiro, nutrição, fertilidade, riqueza, criação. É a runa dos bens materiais, móveis, dos investimentos. Em geral, a tirada desta runa é boa. Determina prosperidade e também um recomeço.
Invertida: Avareza, perdas e discórdia.
Mensagem: Aproveite o enriquecimento e viva seu sucesso.
Geofu - União: Associações, compromissos afetivos, uniões com equilíbrio. É a runa indicadora da generosidade, do amor, do dom de dar e receber. Favorece as parcerias, uniões e casamentos. É também a runa da harmonia.
Invertida: Não há.
Mensagem: União sem anulação. Associe-se, mas em harmonia.
Eoh - Cavalo: Mudanças rápidas, notícias, pequenas viagens. É o símbolo da lealdade e nos fala de mudanças, transformações e auxílio.
Invertida: Desarmonia e conflitos.
Mensagem: O cavalo de Odin atravessa qualquer obstáculo. É tempo de mudar.
Nied - Necessidade: Carências e déficits, atrasos, doenças. Acima de tudo, essa runa pede paciência. Sua retirada diz que tudo virá a seu tempo, o que pode significar dificuldades. Pode trazer perda de liberdade e restrições. Cuide as dívidas. No amor, é favorável.
Invertida: Não há.
Mensagem: Atrasos podem ser providenciais. Aprenda com a adversidade.
Yr - Teixo: Reflexão, abnegação, espiritualização, ação. Representa a espinha que sustenta todo o corpo da iluminação espiritual. Pede força mental e flexibilidade.
Invertida: Não há.
Mensagem: A reflexão deve ser o alicerce da ação. Saiba aguardar o momento.
Ur - Bisão: Teste de força. Novas responsabilidades, maturidade. Esta runa fala da energia ativa da criação. É o impulso necessário para o início de novas atividades. Fala justamente de mudanças na vida de quem a retira em um jogo.
Invertida: Uma força mal direcionada que traz fraqueza e doença.
Mensagem: Não tenha medo de enfrentar o novo! Renove-se.



Wynn - Alegrias: Vitórias e júbilo, racionalidade, não-passionalidade. Representa alegria, felicidade e força de atração entre seres de mesma energia. Harmonia entre famílias, clãs e sociedades. Runa de energia aglutinadora.
Invertida: Falta de prosperidade, inimizades.
Mensagem: É necessário calma para se atingir a vitória. Deixe a felicidade invadir.
Ken - Tocha: Abertura, claridade, criatividade. Esta runa é ligada ao fogo criador. É a regeneração através do sacrifício e da morte. É a runa dos artistas, pois designa a capacidade de gerar e criar. Também significa as paixões, a sensualidade, boa saúde, habilidade e muitas vezes para a mulher, gravidez.
Invertida: Doenças e pouca inspiração.
Mensagem: Os caminhos estão abertos. Revigore-se com as novas energias.
Ing - Herói: Pendências, fechamento do círculo, términos e reinício. Essa runa prenuncia um novo acontecimento, um novo começo, até mesmo um nascimento. Mas também pode definir certa aridez.
Invertida: Não há.
Mensagem: Nenhuma ousadia é fatal; aproveite para recomeçar.
Beorc - Gestação: Fertilidade, crescimento, concretizações. Runa muito favorável às mulheres, e à resolução de problemas femininos. Promete crescimento nos negócios, em assuntos familiares e relacionamentos.
Invertida: Esterilização e estagnação.
Mensagem: Os sonhos serão realizados, olhe para seu interior.
Wird - O Nada: Destino, situação em aberto, sem comentários. Essa runa é chamada de "Runa Branca". É a runa da confiança total e do começo.
Invertida: Não há.
Mensagem: Assim é, e assim será.

   As runas podem ter significados diferentes caso você pesquise em outras fontes. Ou seja, geralmente, são parecidas, mas não dizem as mesmas coisas. É de sua escolha seguir este ou qualquer outro conjunto de significados para seu oráculo. As minhas são sempre com esse estilo, e funcionam muito bem. O que importa é sua intenção ao utilizá-las, pois as Nornes, Odin, ou qualquer outro deus que você pedir por respostas, saberão o que lhe dizer.

Minhas runas com três folhas de louro, para a clarividência.
   Lembre-se de abrir seu círculo mágico sempre que desejar uma leitura específica, e de invocar deidades que possam lhe ajudar com o que você deseja.
   Quando se usa as runas, geralmente convidamos deuses do panteão nórdico, principalmente Odin, Freyja, Hagal, ou as Nornes, que possuem a sabedoria do passado, do presente e do futuro.
   Você pode acender um incenso para purificar o ambiente e para lhe ajudar com a intuição que lhe trará respostas, bem como preparar um chá ou uma poção para estes momentos.

Um comentário:

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.