quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Imbolc

   Após o Yule, segue-se na Roda do Ano o Sabbath do Imbolc. É celebrado em 1 de fevereiro no Hemisfério Norte, e em 1 de agosto no Hemisfério Sul. No Imbolc, a Deusa está em sua face Donzela, e é conhecida como "Noiva do Sol".
   Embora seja celebrado ainda durante o inverno, o Imbolc possui muitas características de busca, de resgate da luz e retorno do calor, do verão. É um dos quatro principais festivais gaélicos - juntamente com Lughnasadh ou Lammas, Beltane e Samhain. Este festival pode ser conhecido como "Dia de Brigit", pois é uma Deusa muito cultuada, que era o foco dos cultos e celebrações pelos gaélicos e celtas. Também é chamado Candlemmas, ocasionalmente. A Lupercália é considerada a celebração equivalente ao Imbolc na cultura romana.
   É um festival com muita luz e fogueiras, sendo uma das tradições colocar velas por todas as janelas e portas, em estantes e mesas, para celebrar o fim do inverno e a germinação das sementes que logo brotarão. Brigit é uma Deusa com ligações fortes com a criatividade, o fogo criador, a cura e a metalurgia, e é considerada uma Deusa do fogo. Assim, o fogo é uma forma de honrá-la, e também de celebrar este Sabbath.
   Além das fogueiras e velas, Brigit era esperada nas casas com decorações, e eram feitas bonecas para representá-la, e assim ela traria suas bênçãos de proteção, como um amuleto. Também eram confeccionadas camas pequenas, onde se depositavam comida, bebida, e oferendas para Brigit. As roupas cotidianas eram deixadas no lado de fora das casas, pois acreditava-se que seriam abençoadas.
   O Imbolc é um Sabbath que preza muito a divinação, e acredita-se que durante este festival, os gaélicos visitavam espelhos d'água como lagos ou riachos, para que fossem agraciados com visões do futuro. Ou seja, o Scrying é uma atividade bastante interessante para se realizar durante a noite de Imbolc. Não apenas o Scrying, mas todas as formas de consulta a oráculos, como o Tarot, Ogham, Runas e diversos outros utensílios divinatórios. A divinação com chamas pode ser bastante interessante, por este ser um Sabbath de fogo e luz!
   Não só a divinação pode ser praticada, mas também a escrita e leitura de poemas como oferta aos Deuses, a realização de trabalhos manuais - artesanato, desenhos, pinturas, dentre todas as outras práticas que prezem a criatividade. Os poemas podem ser oferecidos, recitados e então queimados na fogueira do caldeirão ao final do ritual, juntamente com os pedidos e agradecimentos aos Deuses.
   Os pedidos para o Imbolc podem ser no sentido de cura, crescimento, prosperidade, proteção, fortalecimento, inspiração, inícios de planos e projetos. O Imbolc costuma ser a data quando alguns covens iniciam seus aprendizes, principalmente pelas características de crescimento e inícios prósperos. O Deus está jovem, mas crescendo e se tornando cada vez mais forte, e sua luz está começando a irradiar nas casas e no coração das pessoas. Assim, pedidos com relação à casa e a família, ao amor e relacionamentos de amizade ou romance podem ser bastante fortalecidos pelo Imbolc.
   Outras atividades podem ser a confecção de amuletos e talismãs, e pedidos por inspiração e por criatividade. A boneca representando a Deusa, geralmente criada com ervas e sementes, pode ser feita juntamente com a Cruz de Brigit, um amuleto de proteção para a casa e para a família. O Imbolc também pode ser marcado pela purificação para anteceder a primavera, e isto pode ser feito através de banhos mágicos, purificações com incensos e queima de ervas, dentre muitas outras maneiras.
 
   Incensos típico do Imbolc: mirra, jasmim, iris, lótus, canela, violeta, baunilha.
   Pedras típicas do Imbolc: ametista, granada, rubi, turquesa, jaspe vermelho.
   As cores que representam o Imbolc são: vermelho, amarelo, lavanda, verde claro, branco, laranja.
   Ervas típicas do Imbolc: camomila, lavanda, louro, manjericão, angélica, mirra, canela, violeta, framboesa, dente de leão. Flores de coloração amarela, branca ou laranja também podem ser usadas.
   Comidas típicas do Imbolc: laticínios, comidas bastante apimentadas, com molhos.
   As Deusas que tem ligação com o Imbolc são as Deusas do fogo e as que possuem a face Donzela aflorada. Por exemplo, Brigit, Athena, Héstia, Aradia, Vesta, Diana, Cerridwen, Venus, Bast.
   Os Deuses que tem ligação com o Imbolc são os Deuses jovens ou em face de Deus Cornífero. Por exemplo, Cernunnos, Eros, Pan, Herne, Osíris.

A celebrar entre o fogo,
   Alannyë.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.