segunda-feira, 27 de abril de 2015

Samhain

   O Samhain é o terceiro e último Sabbath de colheita. É celebrado em 31 de outubro no Hemisfério Norte, e em 1º de maio no Hemisfério Sul. Marca o final definitivo do verão e da época de calor, iniciando o período escuro e frio do ano. Por este motivo, também é conhecido como o Ano Novo das Bruxas, o Halloween.
   É uma das duas noites mais mágicas do ano, juntamente com Beltane, quando o véu entre os mundos fica mais fino e é possível comunicar-se mais facilmente com as energias de ancestrais e seres mágicos. Na noite de Samhain, comemora-se os amados que já partiram, assim como a Deusa em sua face Anciã, e o Deus como Senhor dos Mortos.
   O Samhain é um Sabbath de celebração, mas de introspecção. Celebra-se e comemora-se os ancestrais e a noite mais mágica do ano, pois é o Dia das Bruxas, mas são feitas reflexões e preparações para a metade escura e fria do ano. O Deus, durante esta noite, morre, e portanto o mundo entra em escuridão sem sua presença. A Deusa adentra o submundo e une-se em amor com seu consorte, para que retorne à vida no Yule como a criança prometida, a luz que retornará aos poucos à vida.
   Os símbolos do Samhain são as maçãs - pois são símbolos de imortalidade e de magia -, abóboras, vassouras, grãos e frutos, flores e folhas de outono, gatos, velas e fogueiras, que eram acesas para que os ancestrais encontrassem seus caminhos para o submundo. Todas as tradições e decorações de Halloween podem ser utilizadas em Samhain, pois a comemoração popular deriva do Sabbath das Bruxas.
   Existem várias celebrações tradicionais de Samhain. Honra-se os ancestrais, colocando suas fotos nos altares e queimando seus nomes em alegria no caldeirão; grandes banquetes são feitos e parte do alimento pode ser ofertado a estes ancestrais; divinações podem ser feitas para prever os acontecimentos da próxima metade do ano. O dia pode ser separado para a introspecção e meditação; a noite, para a comemoração e celebração.
   No Samhain, prepara-se para o momento de dificuldade do inverno. É quando olhamos para o ano que passou e refletimos sobre nossas atitudes e ações, sobre nossos erros e acertos. E, portanto, é quando olhamos para frente e definimos metas para o ano que inicia. O ciclo da vida está completo com a morte do Deus, e inicia-se novamente a partir de Yule, com seu nascimento através do ventre sagrado da Deusa.
   Um feitiço clássico de Samhain é a Corda da Bruxa. Divinações são bem-vindas para compreender o ano que se aproxima e buscar uma orientação sobre seu futuro. Agradecimentos ao Deus por seu sacrifício e a comemoração pelos ancestrais são realizados durante o Sabbath. Fogueiras são acesas - mesmo que em caldeirões - para honrar os Deuses e os ancestrais, para queimar os pedidos e metas do ano que se aproxima, assim como para enviar aos Deuses os agradecimentos do ano que se passou. Máscaras, vassouras e bastões podem ser confeccionados ritualisticamente durante o dia de Samhain. A conexão com vidas passadas também é favorecida durante o Samhain.

   Incensos típicos de Samhain: mirra, sálvia, artemísia, hortelã, patchouli, alecrim.
   Pedras típicas de Samhain: ônix, obsidiana negra e floco-de-neve, granada, hematita, âmbar, cornalina, turmalina negra, preferencialmente de coloração escura.
   As cores que representam o Samhain são: preto, laranja, roxo, vermelho, branco, dourado e prateado.
   Ervas típicas de Samhain: verbena, maçã, alho, abóbora, sálvia, hortelã, carvalho, crisântemo, patchouli, calêndula, pêra, alecrim, castanhas, milho, todos os grãos, romã, louro, artemísia.
   Comidas típicas do Samhain: alimentos feitos com maçã, carne, nozes, abóbora, romã, batata, milho, trigo, gengibre.
   As Deusas que tem ligação com Samhain são todas aquelas em sua face Anciã, como por exemplo: Cailleach, Hel, Persephone, Bast, Baba Yaga, Kali, Cerridwen, Hécate.
   Os Deuses com ligação com Samhain são aqueles com a face Senhor das Sombras aflorada, como por exemplo: Anúbis (Yinepu), Loki, Osíris (Wesir), Hades, Cernunnos, Dis.

A celebrar entre as abóboras,
   Alannyë Daeris Aiodunn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.