sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Guia para Feitiços e Rituais

A foto de fundo é do meu antigo altar, de alguns meses atrás.

   Feitiços e rituais são atividades mágicas muito úteis, especialmente para quem gosta de "colocar a mão na massa" e ter auxílio em momentos de necessidade. Mas existem situações que são difíceis de encontrar o feitiço ou o ritual certo. E o que fazer?
   Fazer seus próprios rituais e feitiços! Embora possa parecer difícil para um iniciante, com um pouco mais de estudo e dedicação, não é uma tarefa impossível. Claro que a praticidade de encontrar uma receitinha para seguir é notável, mas nem sempre ela vai atender nossas verdadeiras necessidades. Então, vamos dar uma olhada em como podemos criar nossos próprios feitiços e rituais!

   Sobre os feitiços!


   São conhecidos como "simpatias" em diversos locais. Os feitiços são geralmente feitos sem o auxílio de deidades - o que não impede que sejam convidadas -, e possuem uma variedade enorme de formas de serem criados.
   O que você precisará saber dependerá da forma de feitiço que você quer criar. Ter tabelas e listas de correspondências de ervas, cristais, cores, dias e horários são ótimos para esta finalidade. Os links citados abaixo são de postagens do blog que tem a ver com o que é comentado!

   ☽❍☾ Primeiramente, já sabe o básico sobre como praticar magia?
   ☽❍☾ Você quer utilizar ervas em seu feitiço? Então estude as ervas que possuem ligação com o que deseja.
   ☽❍☾ Pretende acender uma vela? Então estude as cores e quais são suas ligações com a magia.
   ☽❍☾ Precisa de muita energia? Deixe a vela acesa até queimar, opte por velas maiores. Pode também utilizar mais velas, mas geralmente não precisa exceder três. Elas podem ser de cores diferentes, dependendo da necessidade.
   ☽❍☾ Já estudou como empregar o poder das velas em seu feitiço? E sabe que pode untá-las com óleos essenciais ervas para intensificar o efeito, né?. Neste caso, você precisará estudar o uso dos óleos e também o das ervas.
   ☽❍☾ Vai usar cristais? Então é bom saber qual utilizar, pois pode acabar usando um que não tenha nada a ver! Estude os cristais também!
   ☽❍☾ Quer aumentar o poder do feitiço com um incenso? Novamente, estude as propriedades de cada erva para saber qual se adapta melhor. Ou seja, a propriedade das ervas se aplicam também aos incensos.
   ☽❍☾ Já pensou em traçar um círculo mágico antes de fazer seu feitiço?
   ☽❍☾ Ou em colocar uma música pra animar?
   ☽❍☾ O horário e o dia em que você faz magia também influenciam! Então, cheque os dias da semana e a tabela de horários planetários para se certificar de que tudo vai sair do jeito que você quer.

   Agora vem a parte mais importante, e que você deve sempre ponderar muito bem ao criar um feitiço: o que será o "ápice" de seu feitiço, ou seja, a magia principal dele? Por quê? Qual o significado disto, tem a ver com o que você deseja? Pergunte-se e reflita. Se fizer sentido, for interessante, tiver uma simbologia que tenha a ver com o que você quer, então faça-o.
   Vamos dar uma olhada em feitiços já criados para compreender melhor o que eu quero dizer com isto!

   Exemplo: o feitiço de amor mais tradicional, da maçã, tem uma simbologia bem interessante. Você pega uma maçã e corta-a ao meio; coloca, então, o seu nome e o da pessoa que deseja atrair, fecha a maçã com uma fita vermelha, e então coloca mel por cima da maçã.
   Isto é feito pois ao unir a maçã - que é uma fruta relacionada ao amor -, você estará unindo simbolicamente aquelas duas pessoas. A fita vermelha reforça esta união, como um laço que dificilmente será desfeito. O mel traz doçura, carinho, afeição, e fortalece o desejo de amor.
   Viu só? Tudo tem significado. Ao criar seu feitiço, tenha isto em mente.

   Exemplo 2: um feitiço simples para fortuna é queimar ervas relacionadas a prosperidade com flores amarelas no caldeirão, e então colocar as cinzas sobre uma planta e cuidar bem dela, ou jogar ao vento.
   Ao queimar ervas de prosperidade e flores amarelas, estaremos utilizando-se de uma maneira para fortalecer o pedido. O amarelo é relacionado a riqueza, pois é a cor do ouro. As ervas de prosperidade, pois queremos que nosso dinheiro cresça, floresça em nossa vida.
   E quando colocamos as cinzas sobre uma planta, estaremos relacionando ela com nossa prosperidade, como se nossa riqueza estivesse crescendo juntamente com a plantinha. Podemos jogar ao vento para pedir que os ventos tragam oportunidades de crescermos na vida, para que consigamos mais chances de aumentarmos a riqueza em casa!

   Exemplo 3: outro feitiço conhecido é o da garrafa para proteção/afastamento de pessoas indesejadas. Você coloca inúmeras coisas pontiagudas, como agulhas, navalhas, pregos, pontas de espelhos ou vidros quebrados dentro de uma garrafa. Depois, queima uma vela preta no interior dela, ou ainda na tampa, para lacrar.
   Quando colocamos muitas coisas pontiagudas em uma garrafa, podemos estar definindo que tudo aquilo será uma barreira protetora contra energias negativas, sejam elas quais forem.
   No caso de banir uma pessoa, será como uma forma de criar uma dificuldade para ela se aproximar, como se fossem empecilhos para quando ela pensar em se aproximar.
   A vela preta é utilizada para fortalecer e "fechar" o feitiço, como uma finalização, um reforço da proteção - pois o preto é uma cor muito forte em seu sentido de banir e proteger. Além disso, as velas são maneiras de direcionar nosso intuito, então ao queimar a vela preta no interior da garrafa ou sobre ela, você estará direcionando que tudo o que foi feito será para uma finalidade única.

   Sobre os rituais!


   Os rituais costumam ser feitos em honra a deidades, com a presença das mesmas. Também podem ser feitos para honrar e/ou trabalhar com seres mágicos, elementais, entre outras entidades.
   Como é dito no nome, os rituais costumam ter uma parte mais "ritualística", mais encenada e cuidadosa. Isto não quer dizer que seja apenas uma atuação, e sim uma forma de reforçar o que queremos com a realização do ritual - seja honrar uma divindade ou alcançar um objetivo.
   Por exemplo, os Sabbaths são celebrados em rituais, ou seja, é feito um ritual especificamente para comemoração com os Deuses! Mas não são só os Sabbaths que são feitos em rituais, mas os Esbaths - celebrações da Lua - também. Ou seja, as principais comemorações para um bruxo podem ser feitas durante um ritual.
   Em rituais, podemos também realizar feitiços. Portanto, são uma forma bem mais elaborada de magia, e que deve ser mais cuidada na hora de criar. Isto acontece pois como provavelmente estaremos trabalhando com uma deidade ou entidade qualquer, temos que prestar atenção ao que ela gosta ou não, ou seja, não desrespeitá-la de maneira alguma! Além disto, toda a simbologia usada nos rituais deve ter algum significado importante para o momento.

   Mas o que eu posso fazer em um ritual?

   ☽❍☾ Dançar, cantar, fazer algo que lhe anime em honra à deidade ou entidade;
   ☽❍☾ Recitar um poema (de sua autoria ou algum que tenha a ver com seu ritual), ou fazer uma oração própria, improvisada na hora, de coração;
   ☽❍☾ Realizar queima de ervas ou de pedidos em seu caldeirão;
   ☽❍☾ Fazer oferendas à divindade, como ofertar flores, frutas, ou uma dança, uma música, um poema, um texto, etc.;
   ☽❍☾ Meditar com a divindade e então improvisar. Sim, improvisar, decidir na hora o que fazer - mas neste caso, é recomendável que você tenha seus instrumentos e ervas todos à mão, para que possa pegar sem ter que ficar procurando.
   ☽❍☾ Mesclar um feitiço com seu ritual e fazer tudo de uma forma mais respeitosa e elaborada, com respeito e atenção ao que você estiver fazendo. Neste caso, você deve mesclar um feitiço que tenha a ver com o ritual que deseja desempenhar.
   ☽❍☾ Em um ritual, você pode também utilizar oráculos e consultá-los com a deidade que estiver participando de seu ritual.

   Tem alguma preparação para antecipar um ritual?

   Sim, tem! É um ritual simples? Então apenas purifique o ambiente e a si mesmo com um incenso, ou com um ramalhete de ervas (por exemplo, arruda).
   Algumas bruxas e suas tradições costumam banhar-se antes dos rituais, fazendo do simples ato de banhar-se uma preparação. Pode ser um banho normal, como também pode ser apenas o ato de molhar a testa ritualisticamente.
   É um ritual mais elaborado? Tome um banho mágico antes, que tenha a ver com o ritual que você realizará! Por exemplo, você pode tomar um banho mágico com rosas e óleo de baunilha para antecipar um ritual de amor, ou em honra à uma deidade do amor!
   Além disto, existem rituais que são feitos durante um mês inteiro, em datas específicas. Neste caso, cada ritual é uma "preparação" para o próximo, até que chegue o último e mais elaborado. Estes rituais costumam ser feitos em honra a deidades muito especiais para o praticante, como uma forma de demonstrar todo o amor e o carinho que esta pessoa tem pela deidade.

   Muito bem. Mas em que ordem devo fazer o que?

   Lembrando que pode servir ou não para você, e alguns tópicos nem sempre serão necessários. Esta listinha serve para lhe orientar caso você não saiba bem como realizar rituais e feitiços sozinho, ou em que momento fazer o que.
   Depois, se/quando você desenvolver seus próprios costumes que sejam diferentes dos abaixo, siga-os como preferir!

1º: Se você costuma traçar círculo mágico, comece traçando o círculo e convidando os elementais/guardiões das torres e Deuses, caso for utilizar deidades em seu feitiço ou ritual. Você pode fazer isto em voz alta, ou simplesmente mentalizar que os está convidando. Se não for usar velas e incensos, pule direto pro 4º passo.

2º: Acenda as velas. Se você utilizar a vela da Arte ou da Deusa, acenda-a primeiro e use-a para acender as outras. Se for um ritual com todos os elementos, acenda as vela enquanto convida-os para participar do ritual. Mesma coisa com deidades, acenda as velas convidando a deidade para participar do feitiço ou ritual. Se você for untar as velas, elas devem ser untadas antes de realizar o feitiço ou ritual.

3º: Acenda os incensos. Lembre-se de visualizar e mentalizar o porquê daquele incenso estar sendo utilizado. Os incensos podem ser acesos antes do círculo mágico se tiverem a finalidade de purificar o ambiente e/ou o praticante.

4º: Realize o que o ritual ou feitiço pedir. É aqui que você queimará ervas, fará ou desfará nós em barbantes, confeccionará amuletos ou talismãs, consagrará objetos, ou qualquer outra coisa que seu feitiço/ritual tiver como atividade. É o momento principal, então você deve mentalizar muito o que deseja, emocionar-se se for o caso.

5º: Se for um ritual, é agora que você realizará o cone de poder.

6º: Agradeça a deidades se tiverem participado. Agradeça também aos elementais e outras entidades. Neste momento você pode deixar uma oferenda, se desejar.

7º: Apague as velas (e incenso, se for o caso), se forem de elementais ou entidades que serão utilizadas novamente. As velas dos feitiços geralmente são deixadas a queimar até o fim.
 
8º: Desfaça o círculo, enquanto agradece a todas as entidades, deidades, seres mágicos ou elementais pela presença. O círculo mágico sempre é desfeito no sentido contrário que foi traçado.

Sobre feitiços e rituais encontrados de outras fontes!


   ☽❍☾ Se você encontrar um feitiço ou ritual que gostou muito, mas sente que falta alguma coisa, pode adicionar à vontade. Isto, claro, desde que cuide exatamente o que está adicionando, e também cuidando para que seja algo que tenha a ver com o ritual/feitiço.

   ☽❍☾ Em rituais de honra a deidades, não é recomendado que seja mudado coisa alguma. Isto acontece pois provavelmente tudo o que foi selecionado está ali por um motivo, e dificilmente a troca será tão boa quanto o original. Ou seja, evite.
   Mas se for substituir uma erva por outra de mesma propriedade, ou um óleo, não tem tanto problema assim - desde que seja somente uma coisa, tenha cuidado e veja se a erva original não é uma erva especial para a deidade! Neste caso, não recomendo que mude. Por exemplo, em um ritual para Athena que use óleo de oliva, você não deve substituí-lo, pois as oliveiras são sagradas para ela.

   ☽❍☾ Se você acredita que uma erva ou cristal no feitiço não tem a ver com ele, tem o dever de trocar! As vezes quem criou o feitiço trocou o nome, ou ainda utilizou uma erva/cristal que não é tão bom para aquela finalidade; neste caso, troque por uma erva ou cristal que tenha mais a ver, que realmente tenha a mesma energia que o feitiço.

   ☽❍☾ "Posso usar esta receita como base"? Depende.
   Se você for mudar a finalidade do feitiço ou ritual, deve mudar tudo: ervas, cristais, velas, cores, etc. Ou seja, vai estar criando seu próprio feitiço/ritual.
   Vai mudar a deidade que estará invocando? Então adapte as oferendas de acordo com a que vai utilizar. Neste caso, até que pode, mas muito cuidado! Não recomendo que o faça.

☽❍☾
A dar vazão à bruxa interior,
   Alannyë Daeris.

10 comentários:

  1. Posso criar simpatias so com palavras ou um mantra? Exemplo: eu estendo as mãos para uma pessoa e falo "Que está pessoa seja curada de tal doença"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso é uma forma de encantamento. Você precisa treinar sua movimentação de energias, para conseguir direcioná-las ao intuito desejado (que, no caso, seria enviar energias através do gesto e das palavras para curar a pessoa).

      Excluir
  2. Gosto de criar meus próprios feitiços e rituais...agora, sou totalmente avessa ao círculo mágico! Já sei, ele é para proteção e todo aquele mimimi...mas para quê eu ia querer me proteger das entidades que eu mesma estou evocando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O círculo não serve para proteger-se das entidades que você invoca, mas evitar que outras entidades influenciem seu ritual, feitiço, ou meditação. Ele serve como uma barreira protetora contra quaisquer influências que possam vir a ser negativas. Também acumula as energias dentro de si, de maneira que você possa manipulá-las e direcioná-las diretamente para seu propósito. Porém, claro, a opção de utilizá-lo é completamente sua!
      Que os Deuses iluminem seu caminho.

      Excluir
  3. Eu gostaria de saber uma coisa que não aprendi é untar ou ungir com óleo as velas votivas as velas de 7 dias e 7 noites ou 3 dias e 3 noites como untar ou ungir, com óleo se elas tem um plástico envoltório teria como.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode retirar o plástico para untá-las. O processo de untar funciona da mesma forma que com as velas de curta duração.
      Que os Deuses iluminem seu caminho,
      Alannyë Daeris Aiodunn.

      Excluir
  4. impressionante como o que tu escreve é identico ao que eu pensei/sonhei/me efundiu/fui ensinado. eu escrevo e, no meu primeiro livro, escrevo sobre rituais também como uma vertente mágica, sendo elas magia, bruxaria e feitiçaria. cada uma com suas particularidades.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Excelente! Conseguiu tirar todas as minhas dúvidas! Vc poderia indicar um local para aquisição de velas e ervas para magia? Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Floras e lojas de artigos esotéricos. Se não for possível, supermercados costumam ter uma certa variedade de ervas, chás e velas de cores comuns.

      Excluir
  6. Tem algum livro de sua autoria com todo conteúdo do site? Si não Tem! Seria possível encomendar?

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.