sábado, 1 de novembro de 2014

Velas

   Talvez um dos símbolos da bruxaria moderna, as velas desempenham um grande papel em nosso culto pagão aos Deuses.
   Isto acontece não apenas porque o ato de acender uma vela em virtude de um desejo ou de alguma necessidade seja algo simples e uma forma prática de elevar nossos pedidos e nossos agradecimentos aos deuses; também se deve ao fato de que são algumas das ferramentas mais simples para se obter em casa. Não precisamos ser iniciados há anos em qualquer sistema ou tradição mágica para que possamos acender uma vela qualquer e fazer uma oração sincera.
   Podemos dizer que são também muito presentes em nosso cotidiano, não apenas quando falta luz durante o meio da noite, mas também em aniversários - o ato de apagar a vela ao fazer um pedido é essencialmente pagão, e este pedido é enviado ao universo com a intenção! Ao nos concentrarmos, definirmos a intenção que temos, e tenhamos vontade para que isto aconteça, as velas são ferramentas mágicas importantíssimas para que qualquer pedido se realize.
   As velas, através da queima, ascendem nossos desejos aos outros planos, seja para contatarmos Deuses ou dragões, por exemplo. Elas fortificam rituais, poções, divinações e qualquer outra atividade mágica que estejamos desenvolvendo, e podem participar de qualquer situação que seja. É comum, portanto, que ao lermos a respeito de rituais, vejamos pelo menos algum exemplo de: "Acenda uma vela de cor verde...". Por que isto acontece?
   Velas transmutam a matéria em energia, com a queima. Até mesmo o ato simbólico de acender uma vela tem seu significado: assim como os Deuses, a vela traz luz e calor para nossa vida. Além disso, estão fortemente ligadas a dois elementais: o do fogo, as Salamandras, por causa da chama; e o do ar, os Silfos, pela fumaça que se dissipa pela queima. As velas podem tanto liberar quanto bloquear energias, e isto varia de nossa intenção.

   Exemplos: Se utilizarmo-nas em um ritual para trazer prosperidade em nossa vida, então ela liberará energia a fim de auxiliar trazer esta prosperidade.
   Mas se, por exemplo, utilizarmo-nas em um ritual para banir determinadas energias de adentrarem em nossa vida, então ela bloqueará as mesmas.

   Além disso, a quantidade de velas influenciará e nos trará mais ou menos energia, e devemos estar atentos para isto nos rituais. Se for criar um grande ritual e precisar de muita energia para isto, ótimo! Acenda diversas velas, mas lembre-se que você precisará lidar com toda aquela energia, e dispersá-la/bani-la ao final do ritual, ou a energia acumulada continuará no recinto e isto pode vir a trazer problemas como dores de cabeça ou cansaço físico.
   Geralmente, a forma como a vela é não influenciará em muita coisa, a menos que seja realmente necessário, de acordo com o ritual ou com a magnitude da sua necessidade, que você utilize uma vela grande, de nove dias, por exemplo. Mas, para um feitiço simples, pode-se utilizar as velas palitos, velas redondas, flutuantes, piramidais, de sete dias, enfim, a que você achar mais coerente com o ritual.
   A cor da vela influencia diretamente no poder que ela terá sobre determinadas áreas. Por este motivo, geralmente há a restrição em rituais para que as velas tenham uma cor específica. Esta cor provavelmente estará ligada com a finalidade do ritual ou feitiço, e ampliará seu efeito, surtirá mais fortemente o que você deseja.
   Algumas cores estão relacionadas e são símbolos de Deuses, e isto serve para honrá-los também! Ofertar uma vela cor-de-rosa para Afrodite provavelmente a agradará mais do que ofertar uma vela preta. A intenção é o que vale, realmente, mas algumas coisas podem modificar ou influenciar muito no efeito que desejamos, ou até mesmo trazer exatamente o oposto do que queremos para nossa vida.
   Velas untadas com óleos e com ervas também auxiliam na liberação ou no bloqueio de energias e desejos. Mas assim como as cores, devemos estudar e ter certeza de qual erva utilizar para cada situação - facilita caso o ritual ou poção já esteja pedindo queima ou utilização de ervas específicas -, e assim, podermos ampliar esta energia e usá-la ao nosso favor.
   Untá-las com óleos e então rolá-la em ervas maceradas ou reduzidas a pó é uma ótima maneira de fortalecer sua utilização. Inscrever símbolos, sigilos, desenhos, runas ou palavras no corpo da vela também influencia na transmutação, e é bastante interessante mesmo para rituais pouco elaborados. Mas é preciso que você visualize e utilize a energia desta vela em meditação - o ato de acendê-la sozinho não trará o que você precisa.

Relação de cores para velas


Branca: a vela branca traz paz, união, calma, tranquilidade, espiritualidade, harmonia. Fortalece orações e pedidos, e também pode ser utilizada como uma vela "neutra": você pode utilizá-la como base para rituais, caso não tenha a cor de vela necessária no momento. Apenas alerto que é preciso que você tenha uma visualização forte e saiba direcionar sua intenção, então, não recomendo que seja feito por alguém inexperiente.

Vermelha: paixão, poder sexual, coragem, atração, força, vitalidade, beleza, instintos. É uma vela um tanto "forte", porque se relaciona com coisas muito poderosas - o amor desenfreado e a violência, a raiva e as paixões alucinantes. Precisa também ter uma visualização e uma intenção muito bem direcionadas.

Rosa: amor, sentimentos leves, delicadeza, afeição, amizade, doçura. Também pode ser ligada à sensualidade, bem como ao sexo, mas de uma maneira diferente da vela vermelha. Deusas do amor são muito ligadas a esta cor de vela.

Amarela: intelecto, comunicação, criatividade, raciocínio, memória, imaginação. A vela amarela é ótima para ofertar a elementais do ar, e reforça suas características. É muito boa também para espantar a timidez ou trazer a imaginação reforçada.

Verde: natureza, saúde, estabilidade, fertilidade, sorte, harmonia, vigor. Ótima para rituais que sejam direcionados à cura, para ofertar à deuses da terra ou deusas-mãe, para ajudar em situações que precisamos de nosso corpo ou também para harmonizar.

Azul: inspiração, mistérios, tranquilidade, proteção, emoções. É a cor da água e também símbolo do ar, então é ótima para trabalhar com as características aquáticas e de regência das Ondinas. Muito utilizada também para criar escudos mágicos e reforçar nossa proteção pessoal e de determinadas pessoas ou objetos.

Violeta: é a cor do ocultismo, do mistério, da espiritualidade, do idealismo, e do poder da mente. Precisa de visualização, de influência maior da magia em sua vida? Use a vela violeta, roxa ou lilás. É o ponto de equilíbrio entre os planos, é a cor da transmutação e da união dos extremos.

Preta: amplifica os efeitos de liberação ou banimento. Ou seja, é ótima para atrair ou banir o que você deseja, desde que saiba lidar com essa energia, que é muito mais forte que as das outras cores de velas. Assim como a vela branca, pode ser utilizada como uma vela "neutra", se você tiver a visualização suficiente para atribuí-la as características necessárias da cor que você quer para a utilização.

Prateada: é a cor da Lua, símbolo de metais, da Deusa, do sagrado feminino, da beleza. É ótima para clarividência e divinação, intuição, inspiração, bem como tudo o que a Deusa significa.

Dourada: é a cor do Sol, também é símbolo de metais preciosos, do Deus, do sagrado masculino, e da força. Ótima para reforçar aspectos masculinos, como a atitude e os instintos fortificados.
 

Dicas:


  • Não é usual nem recomendado que se reutilize velas para rituais diferentes, ou para finalidades diferentes. A energia que você utilizar, e a intenção que você terá ao queimar a vela influenciará em todas as outras utilizações da mesma. 
  • Se dedicar uma vela grande para uma deidade específica, não a utilize em outro ritual! Isto pode ser uma desonra àquela deidade, e ela pode acabar por não surtir o efeito desejado - ou até enviar-lhe o oposto do que você queria com o ritual.
  • Não exagere na utilização para rituais específicos. Pode acabar trazendo excesso, e isto pode acabar piorando a situação que você estava tentando consertar. Da mesma forma, se você sabe que precisa de pelo menos três velas para aquele ritual, utilizar somente duas, ou apenas uma, provavelmente fará com que toda a energia e o tempo gasto naquele ritual acabe dando em nada.
  • Não acenda uma vela para depois pensar no que deseja fazer com aquela energia. Saiba o que você precisa, tenha certeza do que fará, e então visualize e acenda-a, tendo a intenção e o desejo em mente. É importante, por isto, arquitetar nossos rituais com antecedência. 
  • Seja específico. Acender uma vela cor-de-rosa, pensando em amor, mas sem especificar que quer encontrar alguém que te ame e queira namorar contigo, pode acabar lhe trazendo uma boa amizade - que também é uma forma de amor - ou você pode até acabar ganhando um cachorrinho. Você pediu amor, mas não especificou, então poderá acabar recebendo qualquer forma de amor.
  • Deixar a vela queimar até o final é escolha sua, a menos que o que você esteja fazendo realmente peça isso. Se resolver guardá-la, recomendo que lave o corpo da vela em água corrente, visualizando-a livre de qualquer energia ou intenção que você tenha depositado anteriormente. Ainda assim, evite utilizá-la com uma intenção oposta do que havia utilizado antes.
  • Se você precisa de um ritual rápido e simples para lhe ajudar em alguma situação, desenhe em um papel um símbolo, uma runa, ou escreva o que você quer, e enrole ao redor da vela, visualizando durante a queima o seu pedido se realizando, as chamas elevando aos outros planos o que você está pedindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.