segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Yule

   O Yule, ou Yuletide, é o Sabbath que acontece no Equinócio de Inverno. No Hemisfério Norte, é celebrado em 21 de dezembro, e no Hemisfério Sul, em 21 de junho. O Yule marca o ápice do inverno, e também o início de seu declínio, e o nascimento do Deus-Sol do útero da Deusa.
   É no Yule que acontece a noite mais longa do ano, ou seja, após este dia, as noites começarão a durar menos tempo, e a luz começa a retornar para as casas. Neste Sabbath, o Rei Azevinho será derrotado pelo Rei Carvalho, que então liderará os dias mais quentes e a metade iluminada do ano. O Deus renasceu, e voltou trazendo seu amor e seu calor aos poucos após ter perecido no Samhain, o Sabbath anterior ao Yule.
   O Yule é um Sabbath de esperanças, de renovação, de alegria, e de comemoração, pois o Deus renasceu dentre nós, e com ele a alegria e a pureza nos contagiam. A Deusa está debilitada devido ao nascimento, mas também comemora com felicidade o nascimento de seu filho e consorte. Neste Sabbath, a Deusa está em sua face mãe,e o Deus ainda é um bebê.
   Os símbolos do Yule são o Sol e/ou estrelas, representando a luz que o Deus traz consigo em seu nascimento. São símbolos também as plantas como o pinheiro, ou o azevinho, pois não perecem durante o inverno, e permanecem sempre verdes e bonitas mesmo nas mais fortes nevascas. As tradições natalinas - que são uma forma de adaptação cristã do Yule - de enfeitar pinheirinhos provêm desta ideia, e geralmente são usadas estrelas, coisas brilhosas e alegres, demonstrando a felicidade de que o inverno logo estará em seu fim.
   Costuma-se celebrar o Yule de duas formas: comemorando a chegada do Deus, com muita alegria, banquetes, frutas e músicas. E a segunda forma, geralmente feita antes da noite do Sabbath, é a limpeza e a purificação para abandonar manias, objetos e todas as outras coisas que não nos fazem bem, ou que possam estar nos atrapalhando. Assim como acontece com o Deus, o Yule é um momento de renovação, de desligar-se de antigos laços e de antigas atitudes, de renascer para a chegada da luz e do calor. Precisamos deixar as coisas velhas longe, para que elas não nos atrapalhem ou nos façam retroceder.
   No Yule, pode-se pedir prosperidade e renovação, mudanças benéficas e também vitalidade para vivenciar a próxima estação que se aproxima. Juntamente com a natureza, aos poucos o calor aumentará, e os sentimentos bons tomarão conta dos dias que se seguem. Você pode agradecer à Deusa por suas bênçãos e por sua força até agora para enfrentar os dias frios e as noites longas do ano, e ofertá-la seu amor e seu carinho em um momento na qual ela está debilitada devido ao nascimento recente de seu filho e consorte.
   Magias para o Yule podem ser relacionadas à paz, tranquilidade, amor, harmonia, felicidade, prosperidade e mudanças benéficas. Agradecimentos costumam ser bastante feitos aqui, e o amor pela Deusa pode e deve ser bastante demonstrado. O Deus é uma criança, e a alegria de ele ter voltado é algo que deve contagiar sua celebração, com bastante luzes, música, e felicidade genuína. Pode-se fazer guirlandas com elementos que você quer trazer para sua vida, enfeitando-a com ervas e cores que representem os desejos para a próxima metade do ano.

   Incensos típicos do Yule: cedro, pinho, eucalipto, canela.
   Pedras típicas do Yule: esmeralda, rubi, heliotrópio/bloodstone, olho-de-gato, granada, e pedras amarelas ou alaranjadas.
   As cores que representam o Yule são: verde, vermelho, dourado, branco, prateado, amarelo e laranja.
   Ervas típicas do Yule: alecrim, sálvia, louro, cedro, olíbano, camomila, carvalho, eucalipto, pinho, cedro, canela, cardo, visco.
   Comidas típicas do Yule: bolos e sucos de frutas como a maçã ou com castanhas, carne, biscoitos feitos com ervas e frutas da estação, peru, cidras.
   As Deusas que tem ligação com o Yule são todas aquelas com face mãe bastante aflorada, como por exemplo: Isis, Deméter, Brigit, Diana, Gaia. Os Deuses com ligação com o Yule são todos os jovens e crianças, ou que sejam considerados Deuses-Sol. Por exemplo: Apolo, Ra, Lugh, Dagda, Odin, Eros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.