quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Iniciação na Wicca

   Na Wicca ou em qualquer vertente da bruxaria no geral, podemos perceber determinadas responsabilidades que assumimos ao praticar magia.
   Sabemos que o sacerdócio nos traz inúmeros deveres para com os Deuses, mas não apenas isso - toda a natureza passa a pertencer a estas responsabilidades e deveres, e temos de zelar e cuidar dela.
   Ao assumirmos o sacerdócio dos Deuses, estaremos pertencendo a Eles como Eles pertencem a nós, e este caminho é repleto tanto de amor quanto de aprendizagem.
 

Mas o que significa ser um iniciado?

   
   Ser iniciado significa que você é um sacerdote dos Deuses. Sua vida passa a ecoar na voz do Sagrado, e você passa a ser um instrumento do amor dos Deuses na Terra, disposto a perceber suas influências e também a dedicar-se ao culto da Deusa e do Deus permanentemente. 
   Você escolhe ser um sacerdote dos Deuses, e a partir do momento que deseja seguir no caminho da magia, assume todas as responsabilidades que possam e serão atribuídas a você, como um iniciado da Deusa. 
   Deve-se esclarecer que você não será obrigado a agir como os Deuses querem, ou seja, você continua a ser a mesma pessoa que é - desde que cuidando determinadas atitudes que possam vir a prejudicar outras pessoas ou a natureza -, mas com os Deuses lhe guiando, lhe dando apoio, mostrando coisas que você não perceberia por serem sutis demais, e lhe ajudando para que você faça a vontade da Deusa - e isso não quer dizer que você perderá sua personalidade ou livre arbítrio. Apenas saberá como agir em determinadas situações, conhecendo a Deusa em sua vida. 
   E também, ao ser um sacerdote propriamente dito, terá cada vez mais entendimento, mais prática, mais conhecimentos em relação a magia, aos Deuses, as forças da natureza, e todas as outras coisas que envolvam a Wicca. Entretanto, você não deve parar de estudar ao dedicar seu sacerdócio; é exatamente o oposto. Ao tornar-se um iniciado, você deve cada vez mais pesquisar, ler mais, estudar mais, e só assim realmente saberá todas as coisas que lhe fazem um sacerdote, um aprendiz dos Deuses.

Por que motivos devo me iniciar? 


   Se você realmente quer mais dos Deuses; se você percebe que já conhece o suficiente - mas ainda deseja mais conhecimento -; se você entende e deseja assumir todas as responsabilidades que ser um sacerdote implica; se você se sente preparado para uma vida mais repleta de sabedoria, mas também de maiores compromissos; se você realmente quer seguir no caminho dos Deuses por toda a sua vida. 
   Além destes motivos, e não necessariamente você precisa se enquadrar em todos, você precisa ter consciência do que quer ao iniciar-se. Não deve ser uma atitude só por fazer, não deve ser feito só porque você terminou o período de estudos (um ano e um dia) e agora já pode fazer. Você pode estudar durante anos e anos, e ainda assim não se sentir preparado para se iniciar, mas você também pode ser um dedicado há seis meses e já estar esperando ansiosamente completar todos os Sabbaths para se iniciar. 
   Isto varia de pessoa para pessoa, e apenas você conhece o que sente, o que sabe, o que deseja. E por isto, a única restrição deve ser o período de dedicação, que começa desde o primeiro Sabbath que você comemorar, até um ano depois - quando você comemorá-lo novamente.  

O que é o período de dedicação?


   O período de dedicação, que se caracteriza por um ano e um dia de estudos e de conhecimento do caminho mágico, existe para que você tenha certeza antes de se iniciar. Uma vez sacerdote, os Deuses sempre estarão agindo em sua vida, quer você queira ou não - e sair do caminho dos Deuses pode ser algo não muito agradável para eles, o que pode acarretar em consequências. Você assumiu sua responsabilidade, então deve segui-la até o fim de sua vida, pois isto significa ser um sacerdote.
   O período de dedicação, então, serve para você estudar a respeito da magia, de sistemas mágicos, instrumentos que utiliza, como cultuar os Deuses, como celebrar festividades, para entender como é ter um pouco dos Deuses em sua vida, é uma pré-experiência para que você vivencie a Wicca e descubra se isto é realmente o seu caminho de vida. Se você não gostar e desejar parar de estudar sobre Wicca, não há problemas, pois você não fez votos com os Deuses nem com ninguém.
   Além disso, ao completar um ano de celebrações em Sabbaths e Esbaths, você entenderá e conhecerá a Deusa e o Deus, perceberá suas influências tanto em sua vida cotidiana quanto na vida ao seu redor, saberá determinadas práticas que gosta ou não de fazer, terá conhecimento suficiente para criar seus rituais, poções e qualquer tipo de feitiço que se faça necessário, desde que você se dedique realmente e estude muito.


O que devo fazer enquanto dedicado?


   ☽❍☾ Estudar. Simplesmente estudar. Não importa onde, ou como, desde que você aprenda e saiba cada vez mais sobre tudo o que é relacionado aos Deuses e a magia.

   ☽❍☾ Celebrar os Sabbaths e perceber os motivos desta festividade. Por exemplo, celebrar Ostara (Equinócio de Primavera) e vivenciar as flores pela rua desabrochando, o clima mais leve e ameno, algumas chuvas passageiras que vem a molhar a terra e fertilizá-la, os aspectos da Deusa Donzela se manifestando delicadamente ao seu redor.

   ☽❍☾ Celebrar os Esbaths e meditar com a Deusa, conhecê-la, percebê-la, senti-la, amá-la verdadeiramente. Meditar com ela, denotar a diferença entre suas faces e também entender o que cada uma realmente representa.

   ☽❍☾ Meditar. Com a Deusa, o Deus, seus Deuses de culto, os elementais, enfim, simplesmente meditar. É a forma mais direta e também a melhor para que saibamos o que fazer, para que tenhamos mais conhecimento com as divindades e afins. Você pode, através da meditação, conhecer coisas a respeito de alguns Deuses que nem imaginaria!

   ☽❍☾ Pesquisar, ler, desejar conhecimento. Mas também é importante saber discernir e filtrar o que você considera importante ou não, saber o que você concorda ou não. Nem tudo que está escrito em um livro pode ir de acordo com suas crenças! Portanto, o estudo é essencial, assim como sua capacidade de retirar daquele estudo o que você precisa para suas práticas. Senso crítico é importantíssimo para sua vida num sentido geral.

   ☽❍☾ Formar sua própria opinião e sua própria forma de cultuar. É interessante, sim, se basear em rituais e utilizar poções que você encontra em blogs ou livros. Mas a experiência de criar um feitiço que funcione e seja completamente de sua autoria é algo muito especial, e seu empenho e estudo influenciará a fim de trazer mais poder a este feitiço.
  
   ☽❍☾ Mantenha um Livro das Sombras para lhe ajudar nos estudos. Anote nele tudo o que você achar necessário saber, anote poesias e orações para os Deuses, fale sobre os símbolos, escreva poções que você deseja fazer, as poções e feitiços que você mesmo criou, escreva sobre o que sente a respeito da Deusa e do Deus, suas meditações, enfim. Faça-o de forma a ser um apoio, algo que você sempre possa recorrer quando tenha dúvidas. 

   ☽❍☾ Corra atrás do que deseja. Você tem uma dúvida sobre algum assunto? Pesquise, procure livros a respeito, seja persistente. Se em nenhum local você encontrar a resposta para sua pergunta, medite, pergunte aos Deuses, ou peça ajuda a alguém que você confie. Trocar experiências com outros bruxos, independente de qual seja sua experiência, pode lhe ensinar muitas coisas interessantes.

   

 O que devo entender antes de me iniciar?


   ☽❍☾ Todos são iguais perante a Deusa. Tudo, desde a menor formiga no seu quintal, até o mais majestoso leão na savana. Você, seus pais, sua família, todas as pessoas que compõem seu cotidiano. Embora nem todos sintam o chamado da Deusa, ou não estejam preparados para isto, todos são parte Dela. O sacerdote, entretanto, conhece o chamado, ouve a voz clara e nítida da Deusa, e sabe como agir, como pensar, como se portar. 

   ☽❍☾ Renegar todos os preconceitos e despir-se de pensamentos que possam vir a trazer malefícios para qualquer pessoa ou criatura é algo que reflete o amor da Deusa. Ela fará uma mudança em sua vida, e você perceberá que cada vez mais, você se sente mais aberto ao amor, à vida, a ajudar os outros e também nota a magia mesmo nas coisas mais simples. 

   ☽❍☾ Veja seus erros durante sua dedicação, perceba-os e não os repita; mude as atitudes que possam lhe ser danosas, ou que possam ser de caráter vicioso. Esforce-se para ser alguém sempre melhor, não apenas para seu próprio benefício, mas mais evoluído, mais disposto a ser gentil e amável.

   ☽❍☾ Entenda suas atitudes e também as razões ou situações nas quais você age desta maneira. Tenha conhecimento de magia, e de prática da mesma maneira. É importante que você saiba a teoria, mas imprescindível que compreenda e utilize-a. Amar os Deuses é necessário, mas honrá-los e cultuá-los é tão necessário quanto.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo conteúdo!
    Gostaria apenas de ressaltar que, apesar de não mudarmos nossa identidade com a iniciação, é imprescindível que essa mudança seja buscada.
    Uma iniciação frequentemente envolve a "mortificação" do nosso -eu interior- para a promoção do nosso -eu superior-.
    Você não perde sua identidade mas anseia por se tornar alguém melhor todos os dias.

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.