sexta-feira, 10 de março de 2017

Instrumentos Mágicos, parte 8 - Vestimentas Ritualísticas

The Magic Circle - John William Waterhouse, 1886.
   As vestes utilizadas em rituais podem ser consideradas instrumentos mágicos a parte, caso feitas especialmente para práticas mágicas. Em covens, é comum que durante os rituais seja exigido dos participantes certas vestes padronizadas, com cores e detalhes selecionadas para representar características do grupo e posição na hierarquia, caso haja alguma.
   Muitos praticantes optam por realizar rituais "vestidos de céu" - ou seja, nus. Acredita-se que dessa maneira não há interferência de quaisquer possíveis energias contidas nas roupas, e também que cria-se maior contato com a natureza em práticas mágicas realizadas ao ar livre.
   Realizar rituais vestido de céu também pode agregar energias, utilizando-se de maquiagens e/ou pinturas corporais para representar símbolos e trazer energias. Essa prática, porém, requer certa intimidade entre os integrantes do grupo ou coven, e pode ser desconfortável para muitos. Não são todos que se sentem seguros ritualizando dessa maneira; nesse caso, é possível usar as vestes mágicas consagradas especialmente para esses momentos.
   No entanto, as vestes cerimoniais não são obrigatórias; muitos praticantes simplesmente optam por vestir-se de uma maneira que se sentem bem e se purificar completamente antes da realização da atividade mágica. O mesmo serve para acessórios ritualísticos; embora acrescentem sua energia ao ritual sendo conduzido, não são obrigatórios, e você pode usar anéis ou brincos normais apenas por vaidade.
Circe offering cup to Ulysses - John William
Waterhouse, 1891.
   Vestimentas ritualísticas podem ser feitas sob medida ou compradas de artesãos. Roupas compradas em lojas comuns podem se tornar vestes cerimoniais desde que purificadas e consagradas somente para a finalidade de rituais e práticas mágicas. Se você tiver habilidades de costura, pode também comprar o tecido desejado e fazer você mesmo, tornando o ato de criá-la em uma atividade mágica por si só.
   Não existe um formato obrigatório para as vestes, mas é comum que robes longos e/ou capas com capuz similares às roupas usadas em filmes medievais sejam vistas em rituais de covens e grupos de Bruxaria. A praticidade deve ser levada em consideração: mangas muito longas e abertas geram riscos de incêndio muito grandes, visto que durante rituais há manipulação de fogo em velas e caldeirões. Da mesma forma, capas ou robes muito longos podem ser perigosos.
   As cores utilizadas podem representar inúmeras características sobre o praticante, porém grupos costumam determinar as cores de acordo com a hierarquia ou sexo. Alguns optam por utilizar cintos de cetim de tecido trançado - similares à cordas da bruxa - coloridos para indicar a hierarquia.
   Para saber mais sobre simbologia das cores...
   Antes de utilizar uma veste ritualística, você deve purificá-la e consagrá-la assim como qualquer outro item mágico. Alguns praticantes costumam realizar banhos mágicos purificadores antes de rituais, e lavar suas vestes ritualísticas à mão, podendo utilizar ervas para purificá-las e consagrá-las com suas energias.

A me despir,
   Alannyë Daeris.

Um comentário:

  1. 1-coloque sua mão em sua boca
    2-faça um desejo em sua mão
    3-coloque sua mão em seu coração durante 5 segundos.
    4-coloque seu comentário em mis 3 espaços virtuais.
    5-amanhã vc terá o dia mais feliz da sua vida.

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.