quinta-feira, 9 de março de 2017

Instrumentos Mágicos, parte 7 - O Livro das Sombras (Book of Shadows), ou Grimório


   O Livro das Sombras - ou Book of Shadows - é possivelmente um dos instrumentos mágicos mais essenciais à qualquer praticante de Bruxaria, bem como um dos mais simples de se adquirir também. Acredita-se que a tradição de manter livros manuscritos contendo informações sobre práticas mágicas exista há tanto tempo quanto a Bruxaria como ofício, e grimórios costumam acompanhar as bruxas até mesmo no imaginário da cultura popular.
   Tradicionalmente, é dito que esses grimórios mágicos eram mantidos somente pelo Alto Sacerdote e a Alta Sacerdotisa de covens, e copiado por seus sacerdotes para seus estudos. Nas vertentes modernas de Bruxaria, porém, o Livro das Sombras é um instrumento pessoal mantido por cada praticante individualmente. Não é comum que se emprestem esses livros, embora existam covens que mantenham um grimório oficial da tradição, elaborado por todos os participantes.

Adquirindo um Livro das Sombras


   Embora seja possível comprá-lo pronto e decorado de artesãos especializados, Livros das Sombras não possuem regras a serem seguidas quanto à aparência. Em muitos lugares você lerá que precisam ter a capa preta e um pentagrama; isso, porém, é apenas uma tradição.
   Há praticantes que optam por cadernos simples e sem ornamentos - o que é ótimo caso você prefira manter suas crenças em segredo -, e outros que preferem comprar cadernos ou fichários para decorar em casa. Alguns Books of Shadows são feitos como scrapbooks, com colagens e decorações feitas manualmente página por página. É bastante comum que essas decorações envolvam símbolos, sigilos e runas que você queira atrair para seu instrumento e para seus estudos. Além disso, o ato de decorá-lo (mesmo que apenas em seu interior) é capaz de colocar em seu livro suas próprias energias, tornando-o mais ligado a si.
   Ou seja: seu Livro das Sombras deve ser pensado de acordo com o seu gosto. Não há problema algum em usar uma agenda simples, um caderno sem pauta, ou um fichário cor-de-rosa para seus estudos, pois o importante é o conteúdo que ele abrigará.

O que escrever?


   Seu Livro das Sombras deve ser uma ferramenta de auxílio para seus estudos. Tudo o que você achar importante em relação às suas práticas pode e deve estar em seu livro: tanto informações básicas a respeito de certas atividades mágicas e crenças quanto símbolos e seus significados, receitas para poções, rituais para diversas finalidades, listas de correspondências de cores, horários e ervas, hinos ou poemas para divindades que você cultua, e até mesmo meditações que você teve com entidades.
   Se tem a ver com suas práticas e você acha importante, escreva sem medo! Seu Livro das Sombras é a ferramenta à qual você recorrerá quando possuir dúvidas, portanto, muito empenho deve ser colocado em sua elaboração.
   Algumas pessoas optam por separar o Livro das Sombras e o Grimório - que seria, no caso, um livro dedicado somente a feitiços, poções e rituais. Porém, caso seu caminho não envolva crenças religiosas, pode lhe ser mais útil ter somente um, ou mesclá-los no mesmo livro em uma parte separada.
   Embora livros não possuam regras para sua aparência, você deve ter em mente que ele deve ser usado somente para seus estudos mágicos e coisas relacionadas às suas práticas ou crenças. Assim como você provavelmente não usa seu athame para cortar legumes, não use seu livro das sombras para anotar outras coisas que não tenham a ver com seu caminho mágico.


Livro do Espelho/Diário Mágico


   O Livro do Espelho é um diário mágico - como também é conhecido - em que você anota seu cotidiano de práticas mágicas, sonhos, meditações e pensamentos sobre seu caminho. Enquanto em seu Livro das Sombras você anota as informações teóricas a respeito de rituais, por exemplo, no Livro do Espelho você anota o que sentiu durante o ritual, pensamentos a respeito dele, e também os resultados que percebeu conforme o tempo passa. Sinais enviados por divindades, resultados de divinações, como as fases da lua ou de outros planetas influenciam você, todas essas coisas íntimas ligadas ao seu caminho tem seu lugar no Livro do Espelho. Algumas mulheres utilizam esse diário mágico para anotar informações sobre seus ciclos menstruais também.
   Esse livro serve principalmente para que possamos acompanhar nossa trajetória, e também lembrar com maiores detalhes de práticas mágicas ou divinações que tenhamos feito. É comum que seja feito separadamente do Livro das Sombras, mas pode muito bem ser mesclado da mesma forma que o Grimório em uma parte separada somente para ele.
   Da mesma forma que o Livro das Sombras, não há regras quanto à aparência de um Livro do Espelho, embora seja comum que se acrescente um pedaço de espelho ou alguma decoração reflexiva em sua capa.

☽❍☾

    Posso ter um Livro das Sombras virtual?


   Essa é uma pergunta que costuma gerar polêmica entre praticantes de magia. Há quem diga que Livros das Sombras virtuais não servem como instrumento mágico, e que só devem ser utilizados para guardar as informações que já existem em seu livro físico, como um backup. Mas também há quem diga que a tecnologia está aí para facilitar nossa vida, e que é muito mais prático, já que é só colocar em uma plataforma virtual e acessá-lo em qualquer lugar.
   No fim das contas, a escolha é pessoal e cada praticante sabe o que funciona pra si. Portanto, se você gosta da ideia, vá em frente. Só não esqueça de consagrá-lo! Afinal, mesmo sendo digital, ele continua tendo suas energias.

    Posso imprimir as páginas do meu Livro das Sombras?


   Poder, você pode. Mas lembre-se que o ato de escrever serve para colocar suas energias em seu Livro das Sombras, e imprimir as páginas impede essa ligação tão importante entre você e seu instrumento mágico.
   Minha recomendação é: imprima somente páginas de imagens ou ilustrações que sirvam para decoração, ou divisórias para separar os assuntos tratados em seu Livro. Mas, como dito acima, é uma escolha pessoal e se funciona para você, que assim seja.

    Tem algum problema em emprestar o Livro das Sombras?


   Seu Livro das Sombras é um instrumento mágico com bastante conexão com você. Portanto, emprestá-lo significa que a pessoa terá uma forte ligação com você, e caso seja experiente em magia, pode lhe afetar magicamente - para bem ou para mal - com muito mais sucesso. 
   Se você tem plena confiança na pessoa em que pretende emprestar, muito bem. Mas não é uma atitude muito recomendada. Caso faça-o de qualquer jeito, lembre-se que é preciso purificar e consagrar novamente seu Livro sempre que alguém o toca, pois além de suas energias poderem ser conflitantes, não é comum que se queira ter energias alheias em instrumentos mágicos.
   

   ☾ Quero ter um Livro das Sombras com outra pessoa. Como faço?


   É normal que bruxos e bruxas que pratiquem com frequência juntos e possuam práticas similares criem Livros das Sombras para unir os conhecimentos que possuem e atividades que realizam. Esse conjunto de conhecimentos é conhecido como Tradição - um caminho de Bruxaria elaborado e praticado por várias pessoas. Covens e clãs familiares geralmente são aqueles que criam e mantêm tradições singulares.
   Para criar um Livro das Sombras em conjunto é preciso consagrá-lo com todos os responsáveis por ele juntos, bem como todos aqueles que poderão ver e escrever nele. É normal que, nesses casos, os indivíduos continuem possuindo seus Livros individuais - portanto, o Livro das Sombras do grupo pertence ao grupo, que pode definir regras e maiores detalhes a respeito do funcionamento de seu grimório.

☽❍☾

Consagrando seu Livro das Sombras


   Esse ritual de consagração pode ser realizado tanto por praticantes solitários quanto praticantes em conjunto. Adapte-o de acordo com suas necessidades; essa é uma das formas mais tradicionais de realizá-lo. Em grupos, é comum que um praticante seja responsável pela abertura do círculo mágico, e um por cada quadrante, mas pode ser dividido de acordo com a preferência e a quantidade de integrantes.

☾ Uma vela (branca, se possível)
☾ Um incenso de sua preferência
☾ Um cálice com água
☾ Um pratinho com sal, ou terra

A organização de um altar geralmente segue o pentagrama. O Éter é onde pode-se colocar estátuas e objetos de honra a divindades.

   Organize os objetos nos quadrantes dos elementos em seu altar de acordo com a imagem acima - caso você não possua um fixo ainda, pode ser uma mesinha em seu quarto, o chão, ou algum local ao ar livre como um jardim. 
   Trace um círculo mágico ao seu redor e jogue um pouco de água sobre seu Livro das Sombras, pedindo ao elemento água que purifique-o e consagre-o, com energias de intuição e foco. Depois, passe-o sobre a chama da vela com cuidado, pedindo ao fogo que consagre-o com suas energias de vitalidade e intensidade. Coloque um pouco de terra ou sal sobre seu Livro das Sombras, pedindo á terra que traga estabilidade e prosperidade aos seus estudos. E por fim, envolva seu Livro das Sombras na fumaça do incenso, pedindo ao ar que forneça muitas energias relacionadas à intelecto e aprendizado. Desenhe um pentagrama no ar sobre seu Livro das Sombras, e agradeça aos elementos. Pode encerrar o ritual e destraçar o círculo mágico.

☽❍☾

A atualizar meu Livro das Sombras virtual,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.