domingo, 4 de setembro de 2016

Instrumentos Mágicos, parte 6 - Incensário, Pentáculo, Sino e Vassoura


   Além dos mais conhecidos, existem vários outros instrumentos mágicos que ficam em nosso altar e também possuem simbologia e importância própria! Portanto, conheça mais sobre o Incensário, o Pentáculo, o Sino, e a Vassoura.

Incensário


   Talvez o objeto mais simples de um altar, o incensário serve para segurar os incensos durante rituais. É encontrado em vários formatos ou materiais, tamanhos e cores. Está ligado ao elemento ar.
   Alguns praticantes preferem confeccioná-lo enchendo uma pequena tigela ou copo com sal, e então fincando as varetas em sua superfície ou colocando os cones de incensos sobre o sal. Essa prática auxilia na purificação do ambiente, e pode ser feita antes de rituais.

Pentáculo


   O pentáculo é um objeto redondo que possui um pentagrama dentro de um círculo. Os materiais com que é confeccionado são vários - madeira, metal, vidro, cerâmica, epóxi -, e pode tanto ser confeccionado em casa quanto comprado em lojas esotéricas. 
   Para confeccioná-lo em casa, basta pintar com tinta ou caneta permanente um pentagrama dentro de um círculo perfeito no interior de uma tábua de madeira redonda ou prato de cerâmica liso. Consagre e purifique, e está pronto para fazer parte do seu altar.
   É utilizado para invocar os elementos, carregar magicamente ou consagrar objetos e instrumentos, como foco de energias, e também para a proteção, principalmente quanto pendurado em portas ou paredes. O pentáculo está relacionado ao elemento terra.

Sino


   É tradicionalmente feito de metal, mas pode ser feito de vários outros materiais à escolha do praticante. O sino é utilizado para invocar entidades, banir ou invocar energias, purificar ambientes, ou delimitar as partes de um ritual que está sendo conduzido. Está ligado ao elemento ar, e representa a união do Sagrado Feminino e do Sagrado Masculino.

Vassoura


   São clássicos símbolos das bruxas, podem ser de tamanho normal ou em miniatura. Servem para purificar e consagrar ambientes, e são um símbolo de proteção - especialmente quando postas atrás da porta de ponta-cabeça. As vassouras também podem ser usadas para traçar e destraçar círculos mágicos durante rituais. 
   Representa a união entre o Sagrado Masculino e o Sagrado Feminino - sendo o cabo o falo e as cerdas a vagina -, porém, é considerada um objeto mais ligado ao Princípio Feminino.
   Podem ser feitas pelo próprio praticante, amarrando vários galhos secos de ervas ou palha na ponta de um bastão. Pode-se também comprar uma vassoura de palha, purificá-la e consagrá-la. É comum que bruxos e bruxas desenhem símbolos mágicos, runas e sigilos em seu cabo, a fim de fortalecer o poder de sua vassoura.
   Para purificar um ambiente usando uma vassoura mágica, basta apenas varrer o ambiente sem tocar no solo, visualizando que as energias prejudiciais ou negativas estão indo embora na direção em que você as varre.

A cuidar do altar,
   Alannyë Daeris.

Um comentário:

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.