domingo, 4 de setembro de 2016

Instrumentos Mágicos, parte 4 - A Varinha e o Bastão


   A Varinha e o Bastão são objetos similares, mas que diferem em tamanho. O bastão também é conhecido e utilizado como cajado, embora poucos praticantes de magia empreguem seu uso em rituais, visto que as varinhas servem para o mesmo propósito e são menores e mais práticas.

   As varinhas e bastões são instrumentos mágicos em forma de vareta ou cajado, e podem ser encontrados em diversos materiais - madeira, cristais ou até mesmo em metal. Servem para abrir e fechar círculos mágicos, direcionar energias, invocar entidades, desenhar símbolos no chão ou no ar sobre determinados objetos, ou até mesmo mexer no caldeirão. Os cajados e bastões podem servir também para delimitar o centro de poder de um círculo mágico, ou como instrumento de proteção.
   Não existe um tamanho correto para a varinha; ela deve ter o comprimento que melhor se adequar ao dono. Ainda assim, alguns livros e compêndios sugerem que o tamanho perfeito da varinha é de 50cm, ou que seja cortado na mesma medida da ponta do indicador até o cotovelo do bruxo ou bruxa que utilizará a varinha. Já o cajado tradicionalmente possui a altura do dono, podendo ser maior ou menor de acordo com o gosto.
   O elemento associado às varinhas é bastante controverso. Há quem diga que são instrumentos do elemento fogo, por seu poder de criação e destruição de círculos. Outras tradições e praticantes afirmam que está mais conectada ao elemento ar, por seu poder de direcionar energias e invocar entidades. O simbolismo da varinha está relacionado ao Sagrado Masculino, força de vontade, poder mágico, vitalidade, invocação, criação e proteção.
   É comum que se decore a varinha ou o bastão com símbolos, sigilos, runas, cristais, ou até mesmo com fitas coloridas. Isso deve ser feito de acordo com o gosto do praticante, visto que a decoração da varinha mágica é bastante pessoal e deve refletir suas crenças e práticas.

Confeccionando sua própria varinha mágica!


   Criar seus próprios instrumentos é uma ótima maneira de depositar suas energias em seus objetos ritualísticos - e no caso das varinhas, é bastante simples confeccionar a sua própria! Veja só:

1. Encontre um galho de árvore, ou uma vareta que se adeque às suas necessidades. O tamanho e o material são de sua escolha. Caso opte por um galho, prefira aqueles que já estão caídos; caso não seja possível, você pode cortar o galho que deseja da árvore com cuidado, mas lembre-se de deixar uma oferenda e agradecer à árvore e à natureza pela madeira. Você pode também adaptar uma colher de pau ou um bastão de metal para ser sua varinha mágica.
2. Purifique a varinha antes de qualquer coisa. 
3. Retire as imperfeições e lixe-a, se for necessário. 
4. Decore-a. Você pode desenhar símbolos e runas com caneta, esmalte ou tinta; pode fixar pedras, penas ou conchas com arames, barbantes ou couro; pode também amarrar fitas coloridas e/ou pintar sua varinha - sempre tendo em mente a simbologia das cores que estará utilizando.
5. Consagre-a e está pronta para o uso!

Dicas


 Não utilize varinhas de metal para o contato com as Fadas.
 Lembre-se que sua varinha é um instrumento mágico importante e poderoso. Não brinque com ela ou deixe que outras pessoas toquem. Se alguém por acaso pegá-la na mão, purifique e consagre em seguida.
☾ Muitos praticantes escolhem a madeira da sua varinha de acordo com a simbologia da árvore. Caso seja possível para você escolher a árvore preferida e da madeira dela fazer sua varinha, melhor! Se não, não se preocupe - sua varinha servirá perfeitamente como instrumento mágico, desde que você purifique-a e consagre-a de maneira correta.
 Evite usar decorações de plástico para sua varinha, pois o plástico não conduz nem gera energia, podendo atrapalhar o direcionamento de energia em seus rituais.
 Se você decorou sua varinha com símbolos, cristais ou fitas coloridas, lembre-se de invocá-los durante a consagração e agradecer pela energia depositada em sua varinha mágica.
 Você pode ter varinhas diferentes para finalidades específicas. Solte sua criatividade e permita-se inovar - caso queira confeccionar uma varinha para uma divindade de culto, use símbolos ligados a ela, fitas de cores que a representem, ou até gemas e pedras que tenham a ver com ela!

A direcionar boas energias,
   Alannyë Daeris.

2 comentários:

  1. VC pode postar uma meditação com á deusa tiamat que os deuses te iluminem
    🐲🙏💞

    ResponderExcluir
  2. Há uma grande diferença metódica entre a varinha e o Cajado, bem, vamos lá! a varinha funciona como uma espécie de antena, ela direciona a nossa energia ao objetivo ou alvo, visto que algumas vezes utilizamos o indicador e o dedo do meio (Júpiter e saturno) para concentrar nosso poder em um objeto real ou abstrato, só que por alguma razão física, a nossa mente se adapta melhor há esse objeto pontudo, ou seja, a varinha potencializa a nossa concentração e determinação sobre algo. Agora outro método se aplica ao cajado, que diferente da varinha, não apontamos, pois fisicamente a varinha é mais precisa que o cajado, porém o método do cajado é na vardade para que armazenamos a energia nele, como se ele fosse uma espécie de "FONTE" ou "FUSÍVEL" que armazena uma porcentagem de energia do nosso espirito ou de segundos, a idéia é deixar o fluxo concentrado no cajado, e moldelar a energia atravez dele, sentir a energia nele também ajuda a potencializar o poder dos feitiços e desejos direcionados pela mente, é tudo sobre mente!

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.