sexta-feira, 1 de abril de 2016

Magia Feérica (Faerie Magick)


   Magia Feérica (também conhecida como Magia Faérica ou Faerie Magick) é o nome dado ao tipo de magia que lida com criaturas mágicas - principalmente Fadas, porém Elfos, Unicórnios, e outros tipos de seres mitológicos.
   A magia feita diretamente com os elementais - ondinas, silfos, gnomos e salamandras - também é considerada um tipo de Magia Feérica. Todos os tipos de espíritos relacionados à natureza podem ser invocados para as práticas!
   A Magia Feérica tem suas raízes na cultura e no folclore das religiões pagãs, sendo baseada nos mitos. Portanto, o melhor jeito de aprender mais sobre esse tipo de magia é estudando as lendas locais e histórias a respeito de cada criatura.

☽❍☾

   É importante citar que Magia Feérica requer um certo tipo de experiência que nem todos os praticantes possuem. Portanto, caso você ainda seja iniciante ou não tenha muita experiência na prática de magia, não é recomendável que tente iniciar na Magia Feérica. Continue estudando e se aperfeiçoando até ter confiança o suficiente para realizar seus primeiros passos nesse tipo de magia.
   Não existe uma maneira certa ou errada de realizar Magia Feérica - mantenha isso em mente sempre! Entretanto, esse texto visa esclarecer aspectos básicos a respeito dessa forma de magia, e também auxiliar você a começar sua própria jornada na magia com os seres mágicos!

Nota: O texto não fala sobre Fadas em específico pois haverá um outro texto focado apenas nelas! Essa é uma introdução à magia com seres mágicos - a introdução às Fadas e as formas de realizar magia com elas será feita em outro momento.

Pontos importantes para a realização de Magia Feérica


   Ter interesse e vontade de estudar é certamente o primeiro passo - e o mais importante! Porém, é preciso muito mais para começar a aprender de verdade sobre esse tipo de magia.

 Conheça os seres mágicos com quem você pretende realizar magia.
   Se possível, estude sobre todos! Porém, é importante que você conheça bem quais são as características da criatura com quem você quer manter contato. Cada ser mágico possui seus pontos fortes e fracos, e nem todos podem auxiliar no tipo de magia que você deseja efetuar.

 Defina que tipo de relação você terá com os seres mágicos.
   Você pretende manter um altar fixo para eles e manter contato com frequência? Ou você só gostaria de invocá-los durante determinados rituais? Talvez sua vontade seja apenas compartilhar conhecimento com eles através de meditações?
   Saiba suas intenções! É importante para que você saiba como atraí-los e honrá-los propriamente, e também para que possa focar suas práticas naqueles com quem você terá uma proximidade maior.

 Medite!
   Estudar é imprescindível, porém meditar com os seres mágicos é igualmente importante! Dessa forma, você os conhecerá além dos mitos, e saberá o que é verdade e o que é apenas exagero por parte das histórias.
   Além disso, através da meditação você sente as energias que aquele ser mágico emana, e terá uma facilidade na hora de realizar magia, pois já tem certo conhecimento prático para lidar com ele.

 Tenha um espaço especial para Magia Feérica.
   Pode ser um altar pequeno, um vaso com flores decorado especialmente para os seres mágicos, ou um jardim florido. Deixe sua criatividade lhe guiar; porém, caso você decida realizar Magia Feérica com certa frequência, tenha em mente que é preciso um espaço especial somente para eles. 
   É com um espaço mágico dedicado aos seres mágicos que você os atrairá para sua vida; e, após começar suas práticas, é onde você irá colocar suas oferendas, fazer suas meditações, e também onde realizará magia. 

 Crie laços.
   Você pode atrair os seres mágicos de acordo com suas intenções, porém, é muito mais proveitoso manter um laço de confiança e de amizade. Após atraí-los e realizar contato com eles, tente manter essa relação; oferte presentes para os seres mágicos que costumam lhe visitar e lhe auxiliar, e você verá que tem muito a aprender! 
   Os seres mágicos em geral são cuidadosos, apesar de amigáveis e dispostos a compartilhar seu conhecimento. Quanto mais confiança houver entre vocês, mais dispostos a lhe ajudar eles estarão. No entanto, mentiras e atitudes desrespeitosas os afastarão.

 Não seja interesseiro e ingrato!
   Claro que você pode convidar uma Fada ou um Leprechaun para lhe auxiliar em um feitiço; no entanto, faça-o com educação e agradeça-o por sua energia! Deixe uma oferenda apropriada de acordo com o ato; do contrário, não espere que aquele ser mágico venha lhe ajudar novamente.
   Por exemplo, se o ser mágico lhe ajudou num feitiço para curar uma doença grave, por exemplo, um simples incenso, por mais que seja ofertado de coração, não é o suficiente. Tenha discernimento.

Nota: Porém, é claro, você não precisa fazer oferendas enormes e caríssimas; com criatividade e boas intenções, não é necessário gastar dinheiro. Você pode realizar um ritual para honrar o ser mágico, escrever um poema em homenagem ao ser mágico, criar uma coreografia especial de uma música que ele possa gostar, ou cozinhar uma comida gostosa para ofertar a ele - e depois dividi-la com a família, ou comê-la em uma celebração especial. Há inúmeras formas de retribuir o auxílio de maneira sincera.

Como começar na Magia Feérica?


   Se você já tem em mente quais suas motivações para começar a praticar Magia Feérica, é hora de colocar a mão na massa e criar um espaço mágico para atraí-los. Portanto, novamente você deve definir: qual tipo de ser mágico você pretende atrair? Cada tipo de fada e criatura mágica possui suas preferências, e através delas você pode criar um lugar especial para que se sintam interessados em você!

Exemplos:

☾ Fadas, em geral, gostam de flores, doces e miniaturas que as representem. Você pode colocar algumas pedrinhas coloridas em um vaso de flores e ofertar amoras a elas. Ou, pode ir a um parque, sentar-se em um local afastado, próximo de flores e árvores, e ofertar uma maçã. Se você possui um altar, pode colocar uma estátua pequena de fada e algumas ervas, talvez até acender um incenso que tenha aroma doce.
☾ Dríades, seres mágicos que vivem nas florestas e habitam as árvores, gostam de quaisquer coisas relacionadas às matas. Portanto, cuidar de uma árvore - mesmo que seja um bonsai -, já é uma boa forma de atrair a Dríade responsável por aquela árvore. Elas são seres vaidosos e que gostam de beleza, então colocar pequenos espelhos decorados, ou bijuterias e miniaturas para elas é uma boa maneira de atraí-las.
 
   Depois de estudar sobre o ser mágico e definir um local especial para ele, convide-o! Diga com suas próprias palavras que deseja a presença dele, cante, recite poemas, acenda velas, oferte frutas e coisas que ele possa gostar.
   E então, medite. Você conversará com os seres mágicos através das meditações, então é importante que você consiga manter meditações sem dificuldades. Caso seja de seu costume, realize o círculo mágico e convide o ser mágico para que venha ao seu encontro, de maneira respeitosa e amigável.
   Converse, deixe suas intenções claras e faça acordos com o ser mágico. Seja gentil e não minta, pois dessa forma você pode afastar o ser mágico e tornar mais difícil que outros queiram se aproximar e manter laços com você.
   Você pode convidar os seres mágicos com quem já interagiu para lhe auxiliarem em feitiços, para fazerem parte de rituais, ou simplesmente meditar com eles. Porém, em qualquer uma das situações, lembre-se de ser respeitoso e realizar oferendas e honras apropriadas.

Praticando Magia Feérica


   Considerando que você já tenha realizado algum tipo de contato com um ser mágico de sua escolha, é hora de começar a praticar magia de fato. E como fazer isso?
   No momento em que você estiver começando seu ritual, feitiço, encantamento, poção ou qualquer que seja sua atividade mágica, convide o ser mágico. Caso você utilize círculos mágicos, invoque-o no momento do traçamento. Se não, apenas peça pela presença do ser mágico, e espere até que você consiga sentir a energia dele presente. Então, dê continuidade à sua atividade, e ao final, agradeça pelo auxílio e pela energia, com uma oferenda condizente ao ser e à situação.

   Exemplos simples:

☾ Digamos que um poeta esteja com dificuldade para escrever suas poesias. Ele pode acender uma vela rosa - que lembra o fogo, a inspiração, a pureza e o amor - e oferecê-la às Leanhauns, fadas do amor que trazem a inspiração aos poetas.

☾ Uma pessoa que está com problemas de ansiedade e nervosismo pode fazer uma prece aos Cooshies, ofertá-los um pedaço de carne e logo depois meditar com eles, para que eles a auxiliem a se acalmar e lidar com sua ansiedade.

☾ Alguém que tenha apostado ou esteja para receber dinheiro pendente pode acender uma vela verde a um Leprechaun e dar-lhe uma moeda, pedindo-lhe que o auxilie a receber o dinheiro; caso o Leprechaun ajude, esse alguém pode prometer lhe dar mais uma quantidade de dinheiro como agradecimento.

   Existem inúmeras outras formas de realizar magia com o auxílio de seres mágicos; assim como existem inúmeros tipos de seres mágicos e suas capacidades variam de acordo não somente com o tipo, mas também com a personalidade de cada um. Portanto, o melhor é sempre estabelecer uma relação de confiança, e meditar com os seres mágicos que se aproximam de você!

Seres Mágicos


   Existem inúmeros seres mágicos de quem você pode se aproximar para realizar Magia Feérica. Cada um possui suas próprias características, sendo recomendado que você leia e estude bastante sobre aqueles por quem se interessa. Além disso, procure convidá-los para suas meditações, pois assim como os seres humanos, os seres mágicos possuem personalidades próprias, que podem diferir um pouco do estereótipo!
   Lista resumida sobre alguns seres mágicos:

Elementais
São os espíritos selvagens e puros dos elementos.

 Salamandras - espíritos do fogo.
 Silfos - espíritos do ar.
 Ondinas - espíritos da água.
 Gnomos - espíritos da terra.

Fadas 
São divididas em Corte de Inverno e Corte de Verão. São muito diversificadas, e existem inúmeros "subtipos" de Fadas. Algumas das mais conhecidas:

 Banshees - Fadas da Corte de Inverno que viajam pelas florestas e choram quando alguém importante ou muito amado falece.

 Clurichaun - Similares ao Leprechaun, os Clurichauns gostam de vinho e protegem as adegas daqueles que os tratam bem. No entanto, caso sejam tratados mal, derramam o vinho e fazem uma grande bagunça na casa.

 Corrigans - Vivem nas florestas, perto de riachos. Possuem asas e gostam de pregar peças.

 Ganconer - Fadas do amor, sempre do sexo masculino, que possuem uma beleza extraordinária, e gostam de seduzir com suas palavras e belas músicas tocadas na gaita. No entanto, o destino de um Ganconer é permanecer sempre sozinho.

 Leanhaun - Fadas do amor do sexo feminino, similares aos Ganconers. Desejam amor incondicional, tratando seus amantes como escravos, até que se cansam e procuram novos amantes. Entretanto, são uma fonte de inspiração para poetas e músicos, que através do auxílio das Leanhauns conseguem produzir trabalhos com uma qualidade excepcional.

 Leprechaun - Fadas solitárias da Irlanda, conhecidas por seu fascínio por ouro. Vestem-se com roupas em verde e marrom, gostam de derrubar chapéus se transformando em lufadas de vento, e são conhecidos por sua exímia habilidade em criar sapatos.

 Oakman - Fadas das florestas, são os espíritos dos velhos carvalhos. Protetores dos animais e da floresta que habitam, também possuem conexão com o submundo e protegem aqueles que falecem nas redondezas. São similares aos anões, com barbas vermelhas e gorros pontudos vermelhos.

 Seelie - Bondosas fadas que cavalgam pelos céus procurando pessoas que precisam de ajuda. Auxiliam aqueles que tem necessidade lhes dando alimento e sementes para plantar, e provêm todo o tipo de ajuda para aqueles a quem se afeiçoam.

 Spriggans - Guardiões de tesouros, especialmente de fadas. Possuem uma pele rochosa, e são bastante feios; são encontrados em ruínas, castelos ou lugares aonde existe algum tipo de tesouro. Quando não encontram um tesouro para proteger, trazem pestes, tempestades e redemoinhos para plantações. 

Goblins
São similares a anões, ainda que sejam um pouco menores e menos robustos. Possuem poderes mágicos e uma grande ambição por ouro e pedras preciosas.

 Brownie - São pequeninos e amigáveis; não costumam vestir roupas pois seu corpo é coberto de pelos, mas podem ser vistos usando capas marrons com capuz. Visitam as casas para auxiliar em tarefas incompletas, e trazem boa sorte às famílias que os tratam bem. Os Brownies amam animais. Gostam de ganhar comida - leite, bolos, pães, frutas frescas -, porém odeiam dinheiro ou qualquer outro tipo de presente.

 Buccas - Habitam a Cornualha em minas, são goblins do vento que predizem naufrágios. Podem auxiliar em divinação.

 Clim - Vivem em chaminés e costumam observar crianças, repreendendo-as quando são más ou mal educadas.

 Hobgoblin - Similares aos Brownies, mas um pouco maiores. Os Hobgoblins são extremamente caseiros, e uma vez que se instalam em uma casa, raramente a deixam. Seu lugar preferido é a cozinha ou a lareira, e quando se sentem rejeitados, escondem as chaves da casa nos lugares mais improváveis. Gostam de boas refeições e de conforto.

Ninfas
São espíritos da natureza que habitam lagos e rios, clareiras em florestas e cavernas. Possuem muita beleza e inteligência, porém não gostam de intromissões; no entanto, são amigáveis caso a pessoa tenha boas intenções. Ninfas tem um grande poder divinatório, e podem se interessar por humanos, mantendo longas amizades. Gostam de música, poesia e dança.

 Dríades - Estão ligadas às árvores, sendo os espíritos protetores que as habitam. São vaidosas e gostam de tudo o que é belo. Suas peles são feitas da mesma madeira que a árvore em que vivem, e seus cabelos são verdes e longos, com folhas e flores. São charmosas e brincalhonas, e gostam de cantar belas melodias. Danificar a árvore também machuca a Dríade, mas elas podem criar tempestades ou outras intempéries para se proteger.

 Loreley - São lindas ninfas que vivem em lugares rochosos, perto da água. Cantam belas melodias, mas são melancólicas e lançam seus encantamentos sobre aqueles que ousam se aproximar.

 Nixies - Vivem em lagos e gostam de tocar músicas encantadas no violino, para aproximar mulheres e crianças. Porém, são criaturas bondosas, e tem a habilidade de se transformar em outros animais - geralmente, pequenos dragões. Suas casas são feitas de algas, e elas possuem grandes poderes mágicos.


Outros Seres Mágicos

 Anões - São pequenos, robustos e possuem barbas e cabelos compridos. São leais, porém facilmente irritados. Vivem em montanhas e cavernas profundas, e são conhecidos por sua grande capacidade de mineração, bem como uma exímia habilidade em ferraria e em joalheria. Gostam de ganhar coisas feitas de metal, pedras preciosas, ou artesanatos elaborados.

 Cooshie - Grandes lobos de pelo prateado que vivem em florestas, geralmente junto aos elfos. Conseguem se mover silenciosamente, e possuem sentidos aguçados; sentem quando há presenças mágicas, físicas ou espirituais próximas, mas tem aversão a ferro. Os Cooshies possuem poderes curativos e conseguem acalmar mentes e corações inquietos.

 Elfos - São seres mágicos conhecidos por sua beleza e sabedoria. Têm uma estatura alta e seu corpo é esguio e esbelto, suas orelhas são longas e pontudas e seus reflexos são extremamente rápidos. Vivem em praticamente todos os ambientes naturais, e gostam de coisas delicadas e belas; cristais como quartzo, pedra da lua, pérola e objetos feitos em prata lhes agradam muito.

 Kobold - São os espíritos das árvores que vagam sozinhos, podem ser capturados em caixas de madeira e levados para casa. A pessoa que o capturou pode abrir a caixa e pedir ao Kobold um favor; entretanto, se outra pessoa abrir a caixa, ele se vingará por ter sido confinado. Barulhos altos ou ventos fortes os assustam. Caso alguém deixe uma oferenda de leite ou comida durante a noite, o Kobold fará alguma tarefa simples em troca. Possuem habilidades mágicas para realizar feitiços e caso se apeguem a uma pessoa ou a uma família, farão grandes esforços para ajudá-los; porém, pode se tornar desagradável caso seja maltratado.

 Unicórnios - Guardiões da beleza, da inocência e do amor. Habita florestas e jardins, ainda que goste de fazer longas e intermináveis viagens. É indomável, mas aproxima-se de pessoas puras de coração, que possuam boas intenções, e costuma auxiliá-las de bom grado. Possui poderes de cura extraordinários.

 Wight - Seres guardiões das árvores. Cada árvore possui um Wight guardião, e raramente interagem com qualquer criatura. No entanto, são extremamente sábios.

Magia Feérica Brasileira


   O folclore brasileiro possui uma grande quantidade de espíritos da natureza, que também podem ser contatados para a realização de Magia Feérica!

Abaçaí
É um espírito que habita as florestas, e que vive fazendo festas, cantorias e danças. Quando alguém se perde na mata, o Abaçaí pode deixá-lo em transe para que junte-se a ele em sua festança. É um espírito de alegria e que traz diversão aonde for chamado.

Acauã
É um tipo de fada com asas e penas coloridas, similar a uma harpia. As Acauãs tem poderes divinatórios bastante aguçados, e são conhecidas por seduzirem moças com suas belas cores, e então levá-las para morar consigo nas matas. Elas usam sua vidência para prever quando uma jovem irá morrer, e então a seduz e a leva embora, para que tenha uma vida mais longeva.

Caipora
São espíritos das matas que cuidam dos animais, dos ninhos e lares, e punem aqueles que caçam indevidamente ou depredam a natureza. Geralmente andam em bandos, montadas em porcos-do-mato, e possuem um forte senso de humor. Têm a capacidade de imitar qualquer som. Apesar de serem considerados como espíritos masculinos, as Caiporas são criaturas que não possuem sexo, pois estão num patamar entre Deuses e homens - ainda que seja considerada uma deusa na mitologia Tupi-Guarani. Gostam de ganhar frutas, fumo e flechas.

Cavalo das Almas
É um cavalo espectral que anda pelas estradas em busca daqueles que faleceram recentemente. Os mortos montam em sua garupa e o Cavalo os leva para o submundo, onde descansarão. Caso algo aconteça na viagem, o espírito da pessoa ficará vagando como um fantasma, e só poderá voltar ao submundo caso encontre novamente o Cavalo das Almas.

Saci-Pererê
É um menino negro de uma perna só, que usa um capuz vermelho e gosta de pregar peças em donas de casa. O Saci é o protetor das ervas e guardião de todo o conhecimento a respeito das plantas - chás, bebidas, poções, emplastros, medicamentos, são todos de domínio do Saci; portanto, quando bem tratado, pode auxiliar com informações sobre ervas. Costuma confundir e afugentar aqueles que tentam coletar ervas sem autorização.

Recomendação de leitura: Faery Magick - Sirona Knight.

A dançar com as Fadas,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.