quinta-feira, 17 de março de 2016

Vegvisír

   O Vegvisír é um símbolo islandês utilizado para trazer boa sorte em viagens. Seu nome, em tradução livre, significa "sinal guia". Por vezes é conhecido como "bússola viking" ou "bússola rúnica".
   Essa runa traz a boa ventura em viagens, afasta tempestades e mau tempo, e também evita que a pessoa que a utiliza se perca. Originalmente, o Vegvisír era empregado para viagens marítmas, porém seu propósito pode ser adaptado para práticas mágicas atuais.
   A utilização do Vegvisír, tanto na antiguidade quanto nos dias presentes, pode ser feita através de amuletos ou talismãs, ou desenhado no corpo. Os povos islândicos entalhavam em seus navios para que sempre encontrassem seu caminho, e desenhavam com sangue na testa dos viajantes que partiam em longas viagens.
   Esse símbolo aparece, no Manuscrito Huld (1860 d.C), um livro de sigilos, encantamentos e selos islândicos, juntamente com vários outros símbolos similares. Também é visto em outros dois outros manuscritos: Galdraskræður (1940 d.C) e Galdrakver (Séc. XIX). Porém, o Vegvisír também é citado em inúmeros grimórios datando do século XVII, tendo possivelmente influência antiga germânica.

Imagens do Vegvisír em manuscritos. São eles, respectivamente: Manuscrito Huld, Galdraskræða e Galdrakver.

   No Manuscrito Huld, a seguinte frase acompanha o desenho rúnico: "Quando esse símbolo é carregado, a pessoa nunca perderá seu caminho em tempestades ou em tempo ruim, mesmo que o caminho não seja conhecido".
   É visto como um quadrado no Manuscrito Huld, porém também é desenhado em formato circular. Porém, não deve ser simplificado, e todas as linhas devem ser desenhadas ao ser utilizado em magia rúnica. O motivo para evitar as versões mais simplificadas é o fato de que, como é um símbolo rúnico, todos os traços e runas tem sua importância. Assim, empregar magicamente um Vegvisír sem todos os seus detalhes pode surtir pouco ou nenhum efeito.

Na imagem acima, dois Vegvisír encontrados na internet.

   Pode-se observar nas imagens acima dois Vegvisír. O símbolo da esquerda é o simplificado, que deve ser evitado em usos mágicas. Circulei em vermelho os locais aonde faltam detalhes.
   Na direita, um Vegvisír fiel ao descrito no Manuscrito Huld. Circulei em azul o detalhe opcional, que nem sempre é visto em todos os símbolos.
Fontes: Galdrastafir
A viajar tranquilamente,
   Alannyë Daeris Aiodunn.

4 comentários:

  1. Quero muito tatuar o Vegvisír na mão. Será que teria algum problema, energeticamente falando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há problema, se o símbolo for correto.
      - Finntroll

      Excluir
  2. Qual dos 2 é o correto em termos energéticos?

    ResponderExcluir
  3. Como espécie de bússola ! Cada ponta é um reino ! O meio midgard, a ponta Asgard , e os outros reinos em questão tbm estão em cada ponta.

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.