domingo, 10 de janeiro de 2016

Resenha: A Magia das Runas - Michael Howard

   Sinopse: As runas foram o dom de Odin - um alfabeto mágico legado pelos Deuses, que dispunha de poder sobre a vida e a morte.
Os segredos dos mestres ancestrais das runas são revelados nessa história absorvente, um guia não apenas às origens e desenvolvimento das runas, mas também ao uso prático da magia rúnica na terapia e divinação.
Tome as runas em seu coração e sinta a potência mágica do alfabeto de Odin.

Autor: Michel Howard
Editora: Hemus
Páginas: 84
Ano: 1984

Resenha


   A Magia das Runas é um livro simples, curto, porém cumpre perfeitamente com o papel de servir como um guia introdutório para o entendimento a respeito de magia com runas. 
   Grande parte do livro é dedicado às Runas Nórdicas, com muitas informações sobre a mitologia, embasadas nos escritos das Eddas e com um teor histórico bastante verdadeiro. O escritor usa de uma linguagem simples, porém bastante rica e de fácil entendimento, para detalhar as origens e outras curiosidades importantes para compreender a natureza das Runas, de forma que o leitor possa ter uma maior intimidade com o alfabeto.
   As Runas Nórdicas são detalhadas uma por uma, sendo explicadas não apenas com seu significado simbólico, mas também com breves descrições históricas. No final do livro, as Runas Nórdicas são exploradas por suas características oraculares, com uma lista simples, ainda que completa, para realizar a divinação com as mesmas. 
  O autor disserta sucintamente sobre xamãs e suas tradições, fazendo paralelos com a magia xamânica e a utilização de Runas na magia. As Eddas são citadas em passagens grandes, para exemplificar o uso das runas pelos próprios povos pagãos. Invocações tradicionais, encantamentos, rituais, amuletos e talismãs também são citados, assim como tabelas explicativas sobre os calendários tradicionais escandinavo e druídico, os principais Deuses Nórdicos e suas correspondências.
   Ao final, o leitor poderá encontrar também uma pequena explicação sobre o Ogham, o alfabeto celta utilizado pelos druidas. Um pouco do paganismo druida é abordado, em seus rituais e origens.

   Nota: 4/5
   Comprei A Magia das Runas em um sebo, sem esperar muito do mesmo, pois é um livro pequeno e que estava a um preço quase simbólico, mas fui positivamente surpreendida! Além de explicar e explorar inteiramente as Runas, também abrange a mitologia, explicando-a com referências históricas. O autor ainda consegue, ao final, dar uma breve explicação sobre Ogham e algumas tradições druídicas.
   Esse é certamente um livro muito interessante para iniciantes nas práticas mágicas. Explica não apenas o que são as runas, mas também suas origens históricas, suas relações na mitologia, os maus usos das runas, e as diferentes formas de utilizá-las em rituais, encantamentos, assim como na divinação. 
   Alguns parágrafos tratam também sobre os princípios criadores - a dualidade entre Deus e Deusa, o monoteísmo e os arquétipos, que trazem mais riqueza às informações contidas na obra. Apesar não ser tão fácil encontrá-lo por ser bastante antigo, vale o investimento!

Dica: no site Estante Virtual, você pode encontrá-lo a venda.

A garimpar as antiguidades,
   Alannyë Daeris Aiodunn.

2 comentários:

  1. Muito boa a resenha do livro, adoro ler sobre estes temas e utilizo alguns tarot para leitura pessoal e de amigos e adquirir o tarot das runas e achei muito interessante. Minha querida caso queira poderei enviar meu livro sobre Ufologia, Mitologia e Religião: Características ufológicas nas aparições dos deuses do passado (mais informações: (clubedeautores.com.br/book/186258--Ufologia_Mitologia_e_Religiao), para que você possa fazer uma resenha e analisar os fatores abordados. Desde já parabéns pelo ótimo trabalho de informação. Shalom Alechem.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa resenha! Parabéns! Estava procurando sobre o livro na internet e achei seu comentário bastante útil. Obrigada.

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.