domingo, 7 de junho de 2015

Altar para o Sagrado Feminino e Altar Menstrual

   O altar para o Sagrado Feminino é uma forma de honrar as formas de manifestações das energias femininas. É uma maneira de buscar resgatar a conexão com a(s) Deusa(s), com a natureza feminina em todos os seus aspectos.
   Pode ser feito tanto por mulheres quanto por homens, entretanto, o foco do altar é diferente para ambos. Enquanto mulheres podem fazê-lo para ter uma maior intimidade com seu corpo e com seus ciclos - mantendo, assim, um altar menstrual -, homens podem ter um altar para o Sagrado Feminino para buscarem o equilíbrio entre as energias masculina e feminina, e também compreender os mistérios da(s) Deusa(s).

Altar Menstrual


   O altar menstrual, como é conhecido, é um local sagrado onde a mulher se dedicará a compreender sua própria natureza enquanto mulher, como Donzela, Mãe e Anciã.
   A diferença entre o altar do Sagrado Feminino e o altar menstrual é que o altar menstrual é feito por mulheres durante seu ciclo menstrual, que é o ápice de sua conexão com o Sagrado Feminino. Ou seja, altares para o Sagrado Feminino podem ser feitos por homens, enquanto os altares menstruais são mantidos somente por mulheres (sejam elas cis ou trans) por virtude dos ciclos menstruais. Isto não impede que homens ofertem vinho ou similares em seus altares do Sagrado Feminino, mas o que caracteriza o altar menstrual é a simbologia do ciclo feminino de fertilidade.
   Ele pode ser erigido durante o primeiro dia da menstruação, ou ser mantido independentemente do ciclo menstrual da mulher. No entanto, durante a menstruação, ele deve receber uma atenção maior e dedicação. Isto pode incluir meditações, rituais, orações, danças, bem como a oferta do próprio sangue menstrual no altar, como forma de honra a si própria e à(s) Deusa(s). O sangue ofertado pode ficar pelo tempo que você definir em seu altar, e deve depois ser depositado sobre a terra, como forma de simbolizar o retorno da fertilidade para a natureza.
   Caso a pessoa não menstrue ou não queira depositar seu próprio sangue em seu altar, pode utilizar vinho ou água (preferencialmente que tenha sido banhada e consagrada sob a Lua). Da mesma maneira que o sangue menstrual, o vinho ou a água devem ser depositados sobre a terra, com a mesma simbologia de retornar a fertilidade de seu corpo para a terra.

   Criando seu Altar


   Existem inúmeras formas de criar e decorar seu altar para o Sagrado Feminino. Você pode montá-lo em uma pequena estante, sobre uma mesa de cabeceira, ou em algum espaço que possa utilizar por pelo menos uma semana de seu mês. No caso, é preciso definir se ele será permanente, ou se você - como mulher -, o montará somente durante seu ciclo menstrual. Feito isso, escolha um local que mais se adapte às suas necessidades, e comece a organizá-lo!
   A organização para arrumar um altar é de âmbito completamente pessoal; não existe nenhuma forma "correta" de decorar. Opte por distribuir os objetos e representações da maneira que mais lhe parecer atraente; afinal, este é um cantinho seu, que representará sua própria conexão com a(s) Deusa(s)! Se você ainda não sabe ao certo o que pode colocar em um altar para o Sagrado Feminino, eis algumas das ideias listadas abaixo.

☾ Imagens, desenhos e estátuas de Deusas;
☾ Conchas e Búzios;
☾ Velas avermelhadas ou prateadas;
☾ Caldeirão e/ou Cálice;
☾ Flores e Guirlandas;
☾ Representações de animais ligados à mulher (Serpentes, Gatos);
☾ Símbolos do Sagrado Feminino (Triluna, Labrys, Espiral, Triquetra, entre outros);
☾ Jarro Menstrual (que pode ser substituído por um jarro com vinho);
☾ Diário ou Livro Menstrual;
☾ Colares, pulseiras e joias menstruais;
☾ Incensos que possuam ligação com o Sagrado Feminino;
☾ Gemas como o Jaspe Vermelho, Quartzo Rosa, Pedra da Lua e Pérola, entre outras que possuam conexão com o Sagrado Feminino.

☽❍☾

   Independentemente de sua identidade ou expressão de gênero e orientação sexual, lembre-se sempre que o Sagrado Feminino habita em cada um de nós, e honrá-lo é honrar a própria natureza que nos cerca.

A honrar o Sagrado Feminino e as Deusas,
   Alannyë Daeris Aiodunn.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Comecei a acompanhar seu site por algum tempo e me interessei muito por wicca, mas sou catolico então cultuo apenas um Deus e tenho uma pergunta, para ser wicca tem que cultuar mais de um Deus?ou posso continuar somente com o meu? Eu respeito toda e qualquer tipo de religião e entidades e não nego a existencia de nenhuma delas. Gostei muito do seu site, bem informativo, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Então, a Wicca é uma religião, e não somente uma forma de ver o mundo. Portanto, não é possível "misturar" duas religiões diferentes, especialmente uma monoteísta (o Catolicismo) e outra politeísta (a Wicca).
      Mas claro que você pode estudar e acreditar sem problemas, embora para ser wiccano, deva seguir as doutrinas e princípios que formam a Wicca - e portanto, crer no Deus e na Deusa, ainda que independentemente da sua interpretação a respeito de ambos.
      Que os Deuses iluminem seu caminho!

      Excluir
  3. Como seria a questão do ciclo para a mulher trans? (já que se nasce num corpo sem útero e que não é feminino)

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde
    Quais os incenso sagrado feminino? Obrigada Paula

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.