quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Senhor das Sombras

   Esta face é mais sombria e obscura do Deus, equivalente à face Deusa Anciã - embora possamos fazer ligações também com a Deusa Negra. O Senhor das Sombras é quem domina o submundo, quando o Deus parte em busca de Summerlands e lá perece, levando consigo a vida da superfície, que só se renova quando o Deus renasce no útero da Deusa. No inverno, conhecemos esta face do Deus através do frio, do adormecimento dos animais e das plantas.
 
   É uma face muito temida do deus, da mesma maneira que a Deusa Anciã, mas que não deve ser vista com maus olhos. O Senhor das Sombras é necessário para que o ciclo da vida perpetue, para que renasçamos no útero da Deusa, para que as coisas sigam na roda natural da vida. Geralmente, esta face não é muito cultuada separadamente, embora tenha suas representações em deuses específicos.
 
   O Deus é a luz, mas em contrapartida, também é a escuridão. Ele nos guia e nos orienta nos aspectos mais sombrios e renegados de nós mesmos; nos mostra nossos instintos, nossos desejos e medos que por vezes costumamos enterrar e esquecer. Ele sabe nossas limitações, e pode nos mostrar o caminho para que consigamos dominá-las, desde que sejamos sinceros e não tenhamos medo.

   No Samhain, essa face do Deus se aflora perfeitamente. Durante todo o inverno, vemos o Senhor das Sombras levar a natureza consigo para o submundo, para que ela volte rejuvenescida. Ele também se encarrega de nos levar para o submundo, e de administrá-lo. Assim, rituais para encerramento, banimento, e para completar ciclos são ótimos quando se contata esta face do Deus.

   Deuses com a face Senhor das Sombras aflorada: Hades, Donn, Osiris, Plutão, Anubis, Serapis, Ninazu, Mictlantecuhtli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.