sábado, 28 de junho de 2014

A Árvore da Vida

   A Árvore da Vida é um símbolo céltico, de ampla utilização pelos antigos druidas e pela sociedade no geral. Era um símbolo que representava uma das coisas mais importantes aos celtas: as árvores lhes davam vida, abrigo, alimento, combustível para aquecer-se e cozinhar. Com seus galhos era possível fazer utensílios e também armas para defender-se.
   As árvores não eram só utilizadas para fins materiais, mas também sacralizadas para serem utilizadas em rituais de encontro com as fadas, e com os deuses. Existe um oráculo céltico baseado no conhecimento e no estudo das árvores - o Ogham.
   Além disso, muitas lendas e histórias celtas possuem árvores como base; elas sempre possuíram, aos olhos daquele povo, conhecimento sagrado, poder curativo, abrigo, e sabedoria; também funcionavam como um portal para outros mundos, e mensageiras para os deuses e elementais.

   O Deus em sua face Green Man possui total ligação à natureza, em específico com as árvores. Da mesma forma, a face Deus Cornífero também é protetor das árvores e animais selvagens, tornando esse símbolo ainda mais poderoso.
   A Árvore da Vida é um símbolo de abrigo, e de proteção contra adversidades. Ela pode representar não só o Druidismo, mas também o Asatrú: o símbolo da Yggdrasil é uma Árvore da Vida. Ou seja, ela também estava muito presente entre os nórdicos, que consideravam a Yggdrasil como a árvore que sustenta todos os nove mundos. É também um reforço para a natureza e sua sacralidade. Existem diversas variações da Árvore da vida, mas sempre demonstram a copa e suas raízes destacadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.